Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Política de inclusão

Maior Cras de Curitiba ganha horta com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência

Nova Horta CRAS Bairro Novo, com acessibilidade para a comunidade. Curitiba, 08/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Siria Augusto Develis, 78 anos, é aposentada e faz parte do grupo de convivência e fortalecimento de vínculos de pessoas idosas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro Novo, onde participa do grupo de canto. Ela e outros 48 colegas cantores ganharam, nesta sexta-feira (8/8), uma horta urbana com acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs) e idosos dentro do Cras. 

“Eu chego mais cedo e antes do ensaio cuido da horta. É uma terapia, um jeito de ocupar a mente com música e outras atividades, como essa”, conta Sitia. 

A horta é uma parceria entre a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), um exemplo de como políticas públicas podem promover inclusão social e segurança alimentar, disse o presidente da FAS, Renan Rodrigues de Oliveira.

“O Cras Bairro Novo é o maior da cidade, tem milhares de famílias atendidas e entre os serviços que oferece está o de convivência para pessoas idosas. A ideia é, ao longo do ano, fazer oficinas de jardinagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, para gerar renda para pessoas com deficiência e idosos”, explica Renan. O Cras Bairro Novo tem atualmente 9 mil famílias referenciadas.

O secretário de Segurança Alimentar, Leverci Silveira Filho, explica que a proposta é levar o projeto para outros Cras. Duas hortas já foram instaladas nos Cras Vila Verde e Alto Bella Vista, ambos na Regional CIC. 

“Aqui, a horta tem Jardim de Mel, temperos e hortaliças em canteiros elevados e semicirculares, que facilitam o manejo e cultivo para idosos e pessoas que usam cadeiras de rodas. O Cras tem ainda um espaço para compostagem, onde cascas de frutas, ovos e outros alimentos viram adubo para a horta”, diz Leverci.

Transformação social

O Cras Bairro Novo oferta serviços de proteção voltados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, entre eles a convivência para pessoas idosas. Mais que uma estrutura física, a horta do Cras é um espaço de transformação social e cidadania. Inicialmente os idosos são os responsáveis pela horta, mas a coordenadora do Cras, Silmara Rodrigues dos Santos, disse que já estão sendo planejadas ações com crianças e adolescentes atendidos na unidade. 

Presenças 

Participaram da entrega da horta a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cintia Aumann, a administradora da Regional Bairro Novo, Veridiana Maranho, o supervisor do Núcleo Regional Bairro Novo, Anderson Cristian Walter, e os vereadores Pier Petruzziello e Meri Martins.