Texto: Eliana Carmem Fachim
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A literatura curitibana estará em destaque com um ciclo de encontros entre autores e leitores locais. O Curitiba Lê Gente Daqui começa neste sábado (16/5) e leva escritores e escritoras da cidade para bate-papos mensais na Casa da Leitura Wilson Bueno, no Portão Cultural. Sempre com mediação, as conversas são abertas ao público e a entrada é grátis. Confira a programação AQUI.
Além dos encontros presenciais, obras dos autores convidados estão diponíveis no Curitiba Lê Digital, plataforma gratuita acessada pelo Curitiba App. O serviço reúne mais de 200 livros, entre clássicos da literatura e títulos de autores locais.
Para acessar os títulos oferecidos pelo serviço, basta baixar o aplicativo Curitiba App (Apple Stores ou Google Play) e fazer um cadastro. Em seguida, clicar no ícone Curitiba Lê e fazer uma busca pelo nome do livro de interesse. Também é possível procurar pelo gênero, como drama, romance ou ficção, por exemplo. Por fim, ao clicar em algum título, é possível conferir a sinopse e escolher a opção de download.
Gente Daqui
Quem abre a programação do Curitiba Lê Gente Daqui é o escritor, livreiro e editor Thiago Tizzot, às 16h. A mediação será com a obra A Sombra da Torre, um romance de fantasia que está disponível para leitura no App Curitiba Lê Digital. Tizzot é autor de outros títulos como O Segredo da Guerra, A Ira dos Dragões e outros contos, Três Viajantes e Esqueletos que Dançam. Ele também é editor da Arte e Letra, tradicional livraria e editora curitibana.
“O projeto Curitiba Lê Gente Daqui valoriza a produção literária local e aproxima o público dos escritores da cidade, incentivando a leitura e a circulação da literatura curitibana”, destaca a coordenadora de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba, Mariane Filipak Torres.
Ainda nesse mês de maio, outro encontro será no próximo dia 23, também às 16h. A autora convidada é Júlia Raiz, que vai colocar em debate seu livro Diário: a mulher e o cavalo. A narrativa em formato de diário explora a relação simbólica entre a mulher e o cavalo. Sem seguir uma cronologia tradicional, o livro reúne reflexões, imagens e referências presentes no cotidiano, em músicas, fotografias, livros, sonhos e experiências pessoais.
O ciclo de bate-papo segue até novembro com autores de diferentes gêneros literários, como poesia, romance, dramaturgia, contos e literatura infantojuvenil. Entre os participantes estão Julia Raiz, Paulo Vítola, Lilyan de Souza, Carlos Machado, Fátima Ortiz, Carol Sakura e Jô Macario.
Âncora
Curitiba Lê Gente Daqui - Confira a programação de 2026
- 16 de maio – 16h – A Sombra da Torre, com Thiago Tizzot
- 23 de maio – 16h – Diário: a mulher e o cavalo, com Julia Raiz
- 20 de junho – 16h – Nada que eu não te daria, com Paulo Vítola
- 18 de julho – 15h – O que é que tem no sótão, com Lilyan Souza
- 22 de agosto – 16h – Por acaso memória, com Carlos Machado
- 19 de setembro – 16h – Na roda dos sonhos, com Fátima Ortiz
- 17 de outubro – 15h – Anacleto, o balão, com Carol Sakura
- 14 de novembro – 16h – Prima Mulier, com Jô Macario
Serviço
Encontros literários do Curitiba Lê
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural
Endereço: Av. República Argentina, 3.430 – Portão
Entrada gratuita