Na tarde desta segunda-feira (16/9), prefeitos e lideranças argentinas e brasileiras visitaram o Bairro Novo do Caximba, programa de habitação popular que prevê a construção de novas moradias, obras de urbanização e regularização fundiária, além da recuperação de uma importante Área de Proteção Ambiental (APA), beneficiando 1.757 famílias.
A visita começou com uma apresentação sobre a iniciativa, realizada na sede administrativa do projeto. O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú, a diretora de Relações Comunitárias, Meiri Morezzi, o administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, e a assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Tisa Kastrup, detalharam o projeto, seus principais desafios e conquistas, além de responder a dúvidas e trocar experiências com os visitantes. Em seguida, as lideranças conheceram o bairro, visitaram as casas e conversaram com moradores.
“Buscamos compartilhar com outras prefeituras o que estamos realizando aqui no Caximba, é um projeto muito importante no âmbito de habitação, mas também de recuperação de uma área degradada”, destacou o presidente da Cohab.
Para o secretário de Governo da Prefeitura de Córdoba e presidente do Ente Metropolitano de Córdoba, Rodrigo Fernandez Dean, a visita foi uma oportunidade de conhecer e compartilhar vivências sobre projetos de habitação. Em sua cidade, um programa semelhante criou 16 bairros novos, com cerca de 500 casas, há 20 anos.
“Escutei com muita satisfação o que foi apresentado aqui. Temos a experiência de como moradias dignas mudam a vida de muitas pessoas, e não conhecemos muitas cidades com o mesmo projeto, então é muito bom poder ter essa troca com vocês”, contou Rodrigo Fernandez Dean.
As lideranças estão em Curitiba para participar do 2º Congresso Ibero-Americano de Áreas Metropolitanas, organizado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), com apoio do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas (FNEM), do Ente Metropolitano de Córdoba (Argentina) e do Ente Metropolitano de Milão (Itália). O evento está sendo realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer (MON).
Estiveram na visita, cinco prefeitos de cidades da província de Córdoba, o prefeito do município de Oreamuno, na Costa Rica, Erick Mauricio Jiménez Valverde, o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Maranhão, Leônidas Araújo da Silva, e o diretor administrativo e financeiro da Amep, Rodrigo Stica.