Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cooperação

Lideranças comunitárias iniciam série de encontros sobre segurança e respeito à mulher

1o. Seminário Liderança Comunitária em Ação: Vínculos, Respeito e Mulher Segura, na sede da SESP. Na imagem, a secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite. Curitiba, 15/08/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Na manhã desta sexta-feira (15/8), Curitiba sediou o primeiro encontro do Seminário Lideranças Comunitárias em Ação: Vínculos, Respeito e Segurança da Mulher. Realizado no auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), o evento marcou a abertura de um ciclo de formações voltadas para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres e meninas na capital.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial de Curitiba, o Ministério Público do Paraná e a Sesp. Voltado a lideranças comunitárias, o seminário busca ampliar o conhecimento e a articulação sobre temas como paternidade responsável, políticas públicas de proteção e o combate à violência contra a mulher, com especial atenção à conscientização dos homens, por meio do programa estadual De Homem pra Homem.

“O trabalho integrado entre as instituições e as comunidades é fundamental para proteger a vida e a dignidade das mulheres. É assim que fortalecemos vínculos, disseminamos o respeito e asseguramos um futuro mais seguro para todas”, destacou a secretária municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite, ao reforçar o alinhamento da ação com as ações do Agosto Lilás.

Os líderes comunitários e replicadores de informação acompanharam as palestras “De Homem para Homem”, com o oficial da Polícia Militar do Paraná, capitão Qoen Victor Rodrigo Amaral; “Violência Doméstica e Lei Maria da Penha”, com a promotora de Justiça Tarsila Santos Teixeira e a diretora de Políticas para as Mulheres de Curitiba, Aline Betenheuser; e “Parentalidade Responsável”, com o promotor de Justiça Regis Rogério Vicente Sartori.

A programação do seminário prevê encontros nas dez regionais da cidade, sempre com o mesmo formato: palestras do Ministério Público, da Prefeitura e da Sesp, seguidas de espaços para diálogo e troca de experiências entre os participantes.

Também prestigiaram o evento representantes dos órgãos executivos, legislativo e judiciário e os administradores regionais Rodrigo Reis (Fazendinha-Portão) e José Dirceu de Matos (Santa Felicidade).

Próximos encontros do Seminário


AGOSTO

  • 21/8 (quinta-feira) – 19h – Portão – Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930, Parolin)
  • 25/8 (segunda-feira) – 19h – Bairro Novo (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
  • 28/8 (quinta-feira) – 19h – Tatuquara (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700)

SETEMBRO

  • 2/9 (terça-feira) – 19h – Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033, Capão Raso)
  • 4/9 (quinta-feira) – 19h – Boqueirão (Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão)
  • 16/9 (terça-feira) – 19h – Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)
  • 18/9 (quinta-feira) – 19h – Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600, Boa Vista)
  • 23/9 (terça-feira) – 19h – Santa Felicidade (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)
  • 25/9 (quinta-feira) – 19h – CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, Cidade Industrial)