Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Comida com afeto

Lasanha de frango ao molho branco vence competição gastronômica da FAS

Dia Mundial da Alimentação celebrado com receitas que unem afeto e sustentabilidade nas unidades de acolhimento de Curitiba. Curitiba, 21/10/2025. Foto: Sandra Lima

A lasanha de frango ao molho branco foi o prato campeão da competição gastronômica “Alimentar é cuidar: receitas com afeto e sustentabilidade”, promovida pelo setor de nutrição da Fundação de Ação Social (FAS) na tarde desta terça-feira (21/10). O evento, realizado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), reuniu 12 competidores de unidades de acolhimento de crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua, além do Centro Dia Amigo Curitibano, que atende adultos com deficiência.

Os participantes levaram pratos preparados com base em dois ingredientes: afeto e sustentabilidade. Todas as receitas foram escolhidas em conjunto com as pessoas atendidas nas unidades. “Nosso objetivo foi promover uma ação interativa entre as unidades de acolhimento e a sede da FAS, usando a alimentação como ferramenta de afeto, pertencimento e valorização do cuidado”, explicou a nutricionista da FAS, Carolina Camara.

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, que fez parte do corpo de jurados, destacou a importância do evento como forma de valorização das equipes de cozinha e do papel da alimentação no cuidado com as pessoas atendidas.

“Nós temos várias unidades de acolhimento para diversos públicos e hoje quisemos valorizar a alimentação que é servida nesses locais, preparada com amor e carinho. Alimentar é uma forma essencial de cuidar, e nossas equipes fazem isso com muita dedicação e excelência”, afirmou.

Os vencedores

A equipe da Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Bairro Novo, que atende homens de 30 a 59 anos em situação de rua, conquistou o primeiro lugar com a lasanha de frango ao molho branco, feita com massa artesanal e temperos colhidos na horta da unidade, cultivada pelos próprios acolhidos.

“Conversamos com os acolhidos e eles decidiram que a lasanha era o prato preferido. O resultado é fruto do trabalho em equipe”, contou a coordenadora da unidade, Silvana Schweigert.

Além da lasanha, a equipe ofereceu chás de laranja, gengibre e canela e também de melissa e cidreira, e presenteou os jurados com bouquets garni, feitos com ervas aromáticas.

O segundo lugar ficou com a UAI Casa do Piá 1, que acolhe meninos e apresentou um bolo recheado. O terceiro foi para a UAI Santa Felicidade, com o tradicional bolo Martha Rocha.

Premiação e livro

Os vencedores receberam placas de premiação confeccionadas no Fab Lab, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI). As demais unidades receberam placas de participação. Todas as receitas que participaram do evento foram reunidas em um livro especial, distribuído para as unidades da FAS. Veja o livro aqui

O júri contou com dirigentes da FAS, além de representantes de outras secretarias e instituições, como a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; o controlador-geral do Município, Bruno Heraki Pandini; a procuradora do município, Priscila Peixinho; e o diretor da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Felipe Thiago de Jesus.