Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro

Jovens do Caximba vivenciam protagonismo ambiental em visita ao Jardim Botânico

Jovens do Caximba vivenciam protagonismo ambiental em visita ao Jardim Botânico. Foto: Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (1/8), estudantes da Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel, moradores da Vila 29 de Outubro e do Bairro Novo do Caximba, concluíram uma etapa central do Projeto Jovens Protagonistas pelo Clima com uma visita ao Jardim Botânico de Curitiba. A ação marcou o encerramento das formações e oficinas que vêm sendo desenvolvidas desde outubro de 2024, integrando temáticas como meio ambiente, gênero, direitos humanos e justiça climática.

Protagonismo, inclusão e cuidado ambiental

O encontro reuniu jovens que, ao longo dos últimos meses, foram convidados a refletir sobre os desafios socioambientais de seu território e a transformar essa consciência em ações concretas. A visita ao Jardim Botânico teve como objetivo ampliar horizontes, literal e simbólico, proporcionando acesso a espaços da cidade muitas vezes distantes para uma população marcada pela vulnerabilidade social.

“Dar a esses jovens a oportunidade de conhecer espaços como o Jardim Botânico é também ampliar a percepção de pertencimento e demonstração de que cuidar do meio ambiente e ser agente de transformação estão ao alcance de todos”, afirmou Marli Teixeira, secretária da Mulher e Igualdade Étnico-Racial. “O protagonismo que eles construíram durante o projeto agora se traduz em conhecimento, em voz e em placas educativas que circularão de volta na comunidade do Caximba.”

Durante a visita, o grupo explorou o Jardim das Sensações e participou de uma aula de educação ambiental que incluiu a apresentação da Pirâmide Solar do Caximba, uma das iniciativas simbólicas do território ligadas à adaptação climática. Os estudantes também trabalharam em atividades práticas, criando placas educativas sobre preservação ambiental, que foram posteriormente afixadas na área de reassentamento, estendendo o impacto da ação para além do momento da visita.

Equidade e intersetorialidade

O Projeto Jovens Protagonistas pelo Clima é parte do Produto P3 do Plano de Ações de Gênero (PAG), vinculado ao Programa de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. Implantado em 2023, o PAG tem como eixo central a promoção da igualdade de gênero de forma transversal, considerando as vulnerabilidades específicas de mulheres, crianças e adolescentes no enfrentamento dos desafios climáticos e sociais. A iniciativa é cofinanciada pela Agência Francesa de Desenvolvimento e conta com acompanhamento técnico do Instituto Foz.

A complexidade e a abrangência do projeto se refletem na composição de sua rede de parceiros: além da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, participam as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude e Governo (por meio da Administração Regional Tatuquara), a Cohab, a Fundação de Ação Social, a Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), o Instituto Foz e a Escola Estadual Professora Maria Gai Grendel.