O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) inicia nesta semana o envio do comprovante de rendimentos pelos Correios aos mais de 18,2 mil servidores aposentados e os pensionistas. O documento será remetido para o endereço cadastrado no IPMC.
A decisão foi tomada para que os beneficiários tenham a tranquilidade de receber o documento necessário para o preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2021, ano-calendário de 2020.
Conhecido também como cédula C, o comprovante foi disponibilizado pelo site do IPMC na sexta-feira (19/2) e também pode ser impresso. Basta o beneficiário informar CPF e senha e clicar em “cédula C”.
Na Prefeitura de Curitiba, o comprovante foi liberado antes do prazo legal, que seria até o dia 26 de fevereiro, segundo as normas da Receita Federal.
Dois documentos
Aqueles que se aposentaram em 2020 e os servidores aposentados da administração direta que receberam licença-prêmio em pecúnia (dinheiro) no ano passado terão dois comprovantes de rendimentos - um como servidor da ativa, outro pelo IPMC. Os dois documentos devem ser utilizados na hora de preencher a declaração anual. Eles aparecerão em sequência no portal do IPMC.
Já os aposentados da administração indireta que receberam indenização da licença-prêmio em 2020 devem acessar o mesmo sistema que utilizaram para fazer a solicitação do pagamento da licença. Clique aqui para acessar a plataforma.
Basta digitar o CPF e a mesma senha usada anteriormente. Se a pessoa tiver esquecido a senha, é possível fazer uma nova clicando em “Esqueceu a senha?”.
Professores aposentados que ainda têm um padrão como ativos deverão emitir também o documento pelo Portal do Servidor, utilizando seu CPF e senha da matrícula de servidor ativo.
Desta forma, para preencher a Declaração do Imposto de Renda, deverão utilizar as informações de dois comprovantes, um emitido pelo site do IPMC (como aposentado) e outro pelo Portal do Servidor (como ativo).
A Receita Federal ainda não divulgou o calendário para a entrega das declarações do imposto de renda de 2021.