Texto: Joao Maximo Salomao Filho
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) realizou nesta sexta-feira (6/3) a entrega de certificados de pós-graduação para 82 alunos da Escola de Administração Pública (EAP). A cerimônia ocorreu no Salão de Atos - Centro de Eventos Imap Barigui e contou com a presença do prefeito Eduardo Pimentel.
Eduardo afirmou ser uma alegria participar da entrega dos certificados, pois permite que o cidadão se beneficie, tendo servidores capacitados e atualizados no atendimento de suas demandas “Se a cidade vai bem é porque a equipe é boa. Eu agradeço a todos os servidores de todas as áreas da Prefeitura por atenderem o cidadão com qualidade”, declarou o prefeito.
Foram certificados 27 alunos da turma de administração pública, 27 alunos da turma de políticas públicas e direitos da pessoa com deficiência e 28 alunos da turma de políticas públicas e mudanças climáticas.
A presidente do Imap, Beatriz Batistella, destacou a importância destes cursos como aprimoramento no serviço público. “Curitiba é uma cidade que se diferencia por seus processos de gestão há muitos anos e nós temos a responsabilidade de fazer isto perpetuar. E estes alunos fazem parte deste processo de excelência que é reconhecido nacional e internacionalmente”, reforçou a presidente.
Reconhecimento aos alunos
De cada um dos cursos, três alunos com os melhores desempenhos acadêmicos receberam destaque.
O graduado com a maior performance foi Marcelo Couto de Cristo, que fez o curso de especialização em Políticas Públicas e Mudanças Climáticas. Ele recebeu o prêmio Ivo Arzua, que homenageia o prefeito de Curitiba entre 1962 e 1967, criador do Imap.
Marcelo, assessor técnico da Secretaria de Governo Municipal, trabalha na Prefeitura há mais de 30 anos e destacou que as capacitações são de enorme importância na valorização do serviço público. “É fundamental capacitar o servidor, pois isto repercute no serviço ao munícipe”, afirmou o servidor.
Ainda foram destacados às três melhores notas de cada curso, sendo eles:
• Curso de Administração Pública
1º - Maria Cristiane Gomes Gutierrez
2º - Rosangela Bezerra de Melo
3º - Cassiana de Paula Daniel
• Curso de Políticas Públicas e Direitos da Pessoa com Deficiência
1º - Aline Brito Freitas de Queiroga
2º - Nancy Yoshii
3º - Ellen Pytlowanciv
• Curso Políticas Públicas e Mudanças Climáticas
1º - Marcelo Couto de Cristo
2º - Lauren Belger
3º - Claúdia Regina Bosa
Histórico
A Escola de Administração Pública do Imap foi criada em 1994 e integra desde 2012 a Rede Nacional de Escolas de Governo. Ela tem como objetivo “promover formação e pesquisa para o desenvolvimento da Administração Pública, da cidade e dos cidadãos, de forma intersetorial e participativa, contribuindo para a efetividade das políticas públicas”.
Até o ano passado 650 alunos foram matriculados nos cursos de pós-graduação do Imap, em 10 cursos ofertados. Os participantes são servidores da gestão municipal, que assim qualificam seu trabalho, podendo oferecer atendimentos e serviços mais eficazes para a comunidade.
Presenças
Estiveram na cerimônia a secretária Municipal de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; a presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, Jocelaine Moraes de Souza; o secretário municipal da Educação, Paulo Schmidt; o assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó; diretora da Escola de Administração Pública, Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas e o vereador Toninho da Farmácia.