Foi instalada na Regional Boa Vista, nesta quarta-feira (19/11), o terceiro polo da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) aberto pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o governo estadual. A primeira terá 30 alunos e as aulas serão dadas no Centro de Atividades para a Pessoa Idosa (Cati) Boa Vista, nas tardes de sexta-feira.
Como aconteceu nas outras duas Regionais que já têm o seu polo da Unapi, Bairro Novo e Cajuru, o número de inscritos no Boa Vista também supera a projeção feita pelo Departamento da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH). Por isso, alguns interessados já estão na fila de espera.
Expectativa alta
É o caso da aposentada Rosa Colpani, que ficou sabendo da oportunidade de voltar a estudar ao ler as notícias no site da Prefeitura. “Comecei a fazer Pedagogia, tive problemas e não foi possível concluir. Tenho muito interesse em participar dessa proposta. Tomara que eu tenha chance”, explicou.
Diferente de Rosa, o também aposentado José Miguel dos Santos, de 71 anos, garantiu a vaga. “Estou aposentado há 10 anos e, desde então, me preocupei em ocupar meu tempo. Faço ginástica na Rua da Cidadania, dança no Cati Boa Vista e musculação no Sesc. Se posso dizer que estou melhor agora do que quando tinha 40 anos, vou melhorar ainda mais agora, recomeçando a estudar. Mal posso esperar”, disse.
Parceiros da pessoa idosa
A secretária da SMDH, Amália Tortato, participou da solenidade de instalação da Unapi Boa Vista e saudou os idosos da comunidade da Regional. “Quero ver todos aqui, dentro de 1 ano, na solenidade de formatura, esbanjando vitalidade”, observou. Vitalidade foi o que não faltou também na ocasião.
Os presentes puderam assistir a apresentações de dança das turmas formadas por idosas e idosos do Cati Boa Vista. José Miguel estava entre eles.
Na ocasião, Amália estava acompanhada dos representantes da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Janaína Rodrigues; do professor Sebastião Cavalcanti Neto, docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e coordenador da proposta pedagógica; e do administrador regional do Boa Vista, Reinaldo Boaron.
SMDH, Semipi e Seti (Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), da qual a Unespar faz parte, são parceiras na instalação da Unapi.
Até o segundo semestre de 2026, serão 512 horas/aula de conteúdos apresentados presencialmente e por vídeo, incluindo a carga horária destinada à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Os alunos que atingirem 75% de frequência e participarem do TCC receberão certificados de conclusão validados pela instituição de ensino.