A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba, recebeu, nessa quarta-feira (3/12), no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza), a visita de representantes da empresa italiana de equipamentos cirúrgicos Quanta Systems.
Eles visitaram o centro cirúrgico do hospital e reforçaram a parceria público-privada para cirurgias de enucleação endoscópica da próstata, pioneira pelo SUS, e de litíase renal (cálculos renais) e anunciaram a criação de um centro de treinamento em urologia no Hospital do Idoso.
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a parceria público-privada com a empresa italiana está sendo ampliada e dá respostas às necessidades do envelhecimento da população.
“Curitiba é cidade amiga da pessoa idosa e nosso hospital já é referência em tratamentos inovadores e minimamente invasivos para essa população. Nosso objetivo é ampliar ainda mais as estratégias de saúde que garantam o envelhecimento saudável e com qualidade de vida”, declara Tatiane Filipak.
Comitiva
A comitiva, formada por Filippo Fagnani, vice-presidente e diretor científico da Quanta System, e por Marco Rossi, presidente da Handle (empresa que representa a Quanta no Brasil), foi recebida pela superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Jane Sescatto, que representou a secretária Tatiane Filipak, pelo diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, e pela diretora executiva do Hospital do Idoso, Méri Barth.
“Essa parceria fortalece a atuação da saúde pública de Curitiba em estratégias inovadoras para o tratamento de doenças da próstata e urológicas, além de transformar o Hospital do Idoso em um centro formador com reconhecimento internacional”, destacou a superintendente de Gestão da SMS, Jane Sescatto.
Sezifredo Paz agradeceu a parceria e destacou o impacto das ações no SUS curitibano. “Esse trabalho começou há quatro anos e já apresenta resultados muito expressivos. Estamos muito satisfeitos e felizes em ampliá-lo”, disse.
Pagnani reconheceu o papel do Hospital do Idoso na capacitação de urologistas. “Nós também estamos orgulhosos desta parceria, pois muitos médicos de todo o mundo estão visitando vocês para aprender”.
A partir de janeiro, o Hospital do Idoso passa a oferecer o Programa de Treinamento Avançado em HoLEP, tratamento moderno e minimamente invasivo para próstata aumentada já aplicado no SUS Curitibano, no Hospital do Idoso, há quatro anos. Com duração de três semanas e voltado a urologistas, o curso terá enfoque “hands on”, privilegiando a vivência na técnica de cirurgias urológicas a laser.
“O grande diferencial é justamente essa experiência na prática cirúrgica. Os participantes estarão o tempo todo acompanhados pelos preceptores, com atividades voltadas ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, explica o médico responsável técnico pelo programa, Thiago Hota.
Segundo a gerente do Centro de Ensino e Pesquisa da Feas, Isabel Zanata, a Fundação já conta com uma fila de espera de urologistas de outros países para participarem do programa.
Parceria estratégica
Desde 2020, a Feas tem uma parceria público privada com a Handle, que fornece para o Hospital do Idoso o equipamento e insumos para cirurgias endoscópicas com laser HoLEP, utilizados no tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática.
Com a iniciativa, o Hospital do Idoso se tornou o primeiro do Brasil a oferecer a técnica pelo SUS. Em cinco anos, foram mais de 800 cirurgias realizadas, 220 delas em 2024.
Além de fazer as cirurgias, o hospital também sedia anualmente o BEM (Encontro Brasileiro de Enucleação), voltado a urologistas interessados em aprender a técnica a laser, que é mais efetiva e segura, com menor tempo de recuperação e chances de reincidência.
Em média, 400 urologistas participam do treinamento todos os anos. Na edição 2025 do BEM, além de médicos brasileiros, o evento recebeu profissionais de dez outros países.
Feas
A Feas é uma fundação pública municipal criada pela Lei 13.663/2010. Executa ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e segue as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Possui 4.500 trabalhadores e gerencia o Hospital Municipal do Idoso, o Centro Médico Comunitário Bairro Novo, o Saúde em Casa e outras 28 unidades do SUS em Curitiba.
Presenças
Também estiveram presentes na visita a diretora de Atenção à Saúde da Feas, Marina Marcondes; a diretora Administrativo Financeira, Janaina Fonseca; e a diretora técnica do Hospital do Idoso, Viviane Marques.