De 28% a 35% da população mundial com mais de 65 anos sofre quedas a cada ano. Nas pessoas com mais de 70 anos, essa proporção aumenta para 32% a 42%. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com o processo de envelhecimento e a fragilidade da saúde pelo avanço da idade, os idosos têm probabilidade de ficar hospitalizados, após uma lesão provocada por queda, pelo resto da vida. Além disso, normalmente, os acidentes resultam em lesões graves e comprometem outras funções do organismo do idoso.
Para conscientizar pacientes e profissionais de saúde sobre os riscos de quedas em idosos e debater formas de evitá-los, na terça (24) e quarta-feira (25), o Hospital do Idoso Zilda Arns realiza um programação especial. A estratégia marca o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos, 24 de junho.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Palestras
24/6, às 10h30: Palestra sobre “O evento queda em idosos hospitalizados” com a mestre em Enfermagem, Élide Vaccari. Quem pode participar? Profissionais de saúde.
25/6, às 11h: Palestra sobre “Prevenção de quedas em idosos” com o geriatra do programa Melhor em Casa Clóvis Cechinel. Quem pode participar? Profissionais de saúde, cuidadores de idosos, familiares e comunidade em geral.
As vagas para as palestras são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site.
Serão fornecidos certificados aos participantes.
Blitz educativa
Nos dois dias, haverá blitz educativa do setor de Qualidade para a conscientização dos profissionais do hospital e familiares dos pacientes sobre as medidas preventivas de quedas. Caracterizada como idosa, uma funcionária do hospital passará pelos quartos orientando sobre a importância de manter as grades elevadas da cama, sinalização na cabeceira do leito sobre o risco de queda de e travamento da cama.
Simulação
No dia 25, após a palestra, os participantes poderão vivenciar situações físicas limitantes no dia a dia de pessoas idosas. Ao aceitar o desafio, eles usarão óculos que simulam visão embaçada, pesos que dão a noção das dificuldades de caminhar e fones de ouvido para limitar a audição, ou seja, condições que podem aumentar os riscos de quedas.
Prevenção de Quedas em Idosos
Quando: dias 24 e 25 de junho
Local: Hospital do Idoso Zilda Arns
Endereço: Rua Lothário Boutin, 90 - Pinheirinho (ao lado do terminal)
Inscreva-se gratuitamente para as palestras: www.feaes.curitiba.pr.gov.br/index.php/ficha-de-inscricao