Ir para o conteúdo
Segurança Pública

Guarda Municipal de Curitiba terá novo comandante a partir de fevereiro

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, participou de uma reunião com os inspetores Felipus Costa e Carlos Celso dos Santos para alinhar as estratégias de trabalho para a troca do comando. Curitiba, 29/01/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou nesta sexta-feira (30/1) a mudança no comando da Guarda Municipal de Curitiba (GMC). O inspetor José Carlos Felipus Costa será o novo comandante e superintendente da Guarda Municipal de Curitiba a partir de fevereiro.

Com mais de 34 anos de atuação, o inspetor Felipus Costa ingressou na corporação em 1992 e ocupa atualmente a chefia do núcleo da Guarda na Regional Matriz. Ele substitui o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior, que ficou no comando por mais de seis anos e assume agora o cargo de assessor estratégico no gabinete da Secretaria de Defesa Social e Trânsito (SMDT).  

O prefeito Eduardo Pimentel destaca que a transição será tranquila e o foco na segurança pública continuará forte em Curitiba.

“Quero agradecer ao comandante Celso pela dedicação à corporação, pelo trabalho de uma vida inteira dedicado à segurança. O inspetor Felipus vai continuar cuidando da segurança da nossa cidade, comandando a tropa com força total para reforçar cada vez mais o combate à criminalidade", ressaltou  Pimentel. 

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, participou de uma reunião com os inspetores Felipus Costa e Carlos Celso dos Santos, com a presença do superintendente da pasta, José Semmer Neto, para alinhar as estratégias de trabalho para a troca do comando.

“O processo de transição será tranquilo, o Celso é meu amigo há mais de 34 anos, tenho muito respeito e admiração pelo trabalho dele e pela experiência que ele possui. Vamos somar forças e trabalhar juntos na mesma equipe para melhorar a segurança em Curitiba", afirmou o inspetor Felipus, que assumirá em fevereiro o comando da Guarda Municipal.

“Foram 38 anos de trabalho na GM e comandante em três oportunidades. Foi um período de muitas conquistas e alegrias. Agora chegou o momento de assumir uma nova missão, um novo desafio na assessoria estratégica da secretaria. Fico feliz de ser sucedido pelo amigo Felipus e continuarei auxiliando no trabalho dele na Guarda. A sensação é de missão cumprida”, avaliou o inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior.     

A cerimônia de passagem de comando será em fevereiro, no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, na CIC, ainda sem data definida.