Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Foi grande e foi nosso

Greca lança concurso nacional para a criação do Memorial Erbo Stenzel em Curitiba

Prefeito Rafael Greca com o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro, e vereadores, lança o Concurso Nacional do Memorial Erbo Stenzel, parceria do Ippuc com o Instituto de Arquitetos do Brasil. Curitiba, 28/02/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Foi lançado nesta quarta-feira (28/2) o Concurso Nacional do Memorial Erbo Stenzel. A iniciativa é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR) e celebra a arte de um dos maiores escultores paranaenses.

O resgate da memória do parnanguara Erbo Stenzel, cujas obras estão presentes na paisagem urbana de Curitiba (esculturas do Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, entre outros trabalhos), eterniza o talento de um mestre em valorizar a cultura paranaense.

Na cerimônia de lançamento no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, o prefeito Rafael Greca destacou a importância do artista para Curitiba e o Brasil.

“É uma alegria celebrar a memória do Erbo Stenzel dessa forma criativa. Nós tivemos um infortúnio, que foi um incêndio da velha casa do escultor, no São Lourenço, mas agora temos a chance de ocupar o Parque Vista Alegre com uma grande homenagem a ele e suas obras, dando sobrevida à sua memória”, disse o prefeito.

Greca também anunciou que a Prefeitura adquiriu mais três obras de Erbo Stenzel: uma estátua de corpo inteiro de um rapaz, uma mulher renascentista e uma cabeça egípcia. As três peças serão fundidas no ateliê do Memorial Paranista e incorporadas ao acervo da cidade.

“O Erbo Stenzel foi grande e foi nosso e agora um monumento inspirado em sua arte vai ampliar a importância do Parque da Vista Alegre. Estamos confiando aos arquitetos de Curitiba e do Brasil a ideia de criar este espaço. Façam coisas bonitas e criativas”, disse o prefeito.

O secretário do Governo Municipal e presidente do Ipuuc, Luiz Fernando Jamur, falou da importância do concurso para a memória do artista e da cidade.

“Erbo Stenzel é discípulo e herdeiro dos saberes do Movimento Paranista e um monumento em sua homenagem será um presente aos curitibanos. Esperamos que esse seja o primeiro de diversos concursos que a gente possa realizar para diversificar o espaço urbano da nossa cidade”, disse Jamur.

O presidente do Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-PR), Eduardo Bini, ressaltou que a parceria com o Ippuc abre uma oportunidade importante para categoria.

“O arquiteto sempre tem a intenção de deixar a sua marca, de intervir no espaço urbano de uma forma propositiva e este concurso é uma ótima ferramenta para isso, porque ele dá a possibilidade de que todos os arquitetos, de uma forma muito democrática, apresentem as suas propostas”, comentou Bini.

Durante a cerimônia, o coordenador de concursos do IAB-PR, Jefferson Navolar, apresentou o site do certame onde, além da inscrição, os candidatos terão acesso à documentação, informações e prazos que devem ser cumpridos.

Parque Vista Alegre

O projeto vencedor será implantado do Parque Municipal Vista Alegre, que fica no bairro do mesmo nome. Dotado de uma cachoeira de 7 metros que deságua em uma piscina natural, o parque tem uma flora exuberante, tendo 70% da área de cobertura vegetal onde habitam espécies da fauna nativa, como gambás, tatus, preás e cutias, além de aves como pica-paus, sabiás, corruíras e quero-queros.

Inscrições, prazos e premiação

As inscrições para o Concurso Nacional Memorial Erbo Stenzel serão abertas nesta sexta-feira (1/3) e vão até o dia 15 de abril pelo site https://concursomemorialerbostenzel.com/, onde constam também todas as orientações e os passos a serem seguidos pelos participantes.

Poderão participar do concurso, equipes de profissionais - compostas minimamente por um arquiteto e urbanista - devidamente inscritos em seus respectivos conselhos profissionais e regularmente habilitados ao exercício da profissão. Os candidatos deverão comprovar residência no território nacional e estarem em pleno gozo dos seus direitos civis, sendo representados por pessoa jurídica.

Os trabalhos devem ser enviados até o dia 29 de abril. A divulgação do resultado do concurso será no dia 3 de maio. O candidato classificado em primeiro lugar receberá um prêmio de R$ 7.500,00 e a implantação da sua proposta.

Os classificados em segundo e terceiro lugar receberão premiação de R$ 5.000,00 e os demais destaques serão agraciados com menções honrosas.

Discípulo de Turin e Lange

Nascido em Paranaguá, em dezembro de 1911, Erbo Stenzel logo veio com a família para Curitiba e começou seus estudos na Escola Alemã.

Aluno e discípulo de João Turin e Lange de Morretes, ícones do Movimento Paranista, Stenzel deixou importantes marcos referenciais da paisagem urbana de Curitiba. Entre eles, as estátuas monumentais do Homem Paranaense e a Deusa da Justiça, popularmente conhecidos como o Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, com o baixo-relevo que narra as etapas históricas do desenvolvimento do Estado, no conjunto edificado pelo Centenário da emancipação do Paraná.

Também são de sua autoria as esculturas Água pro Morro - a popular Maria Lata d’Água -, nos fundos do Paço Municipal; Mulher Reclinada; o torso do Trabalhador; e os bustos de Poty Lazzarotto, da professora Júlia Wanderley e do mestre João Turin.

Presenças

Participaram do evento a secretária municipal do Meio Ambiente (SMMA), Marilza Dias, o arquiteto Fernando Antônio Canalli e o superintendente de Parques e Praças, Jean Brasil; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; diretores e integrantes do Ippuc, Mauro Magnabosco, Daniela Mizuta, Célia Bim e Fabiano Borba Vianna; João Virmond Suplicy Neto (IAB-PR); os vereadores Bruno Pessuti e Mauro Bobato; o controlador-geral do Município de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro; Mirna Cortopassi Lobo e Consuelo Cornelsen.