Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Grandes obras, como o Viaduto Curitiba-Pinhais, melhoram a vida dos moradores da Regional Cajuru

Obras do viaduto Curitiba-Pinhais. Curitiba, 25/09/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)


A Regional Cajuru avançou em 2025 com obras de infraestrutura e ampliação de serviços públicos que promoveram impacto direto na vida dos moradores. Entre as principais entregas, estão a reforma da Unidade de Educação Integral (UEI) Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Uberaba, a requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, a revitalização do Mercado Regional Cajuru, com inauguração de um Armazém da Família no local, reforma de estações-tubo do Ligeirão Leste-Oeste, no Cajuru, melhorias no asfalto e ações de prevenção de enchentes.

Grandes intervenções continuam em andamento, como o novo Viaduto Curitiba–Pinhais, o Complexo Tarumã e o futuro Terminal Capão da Imbuia, consolidando um ciclo de mobilidade, segurança e qualidade de vida no Cajuru.

O trabalho faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), criado para melhorar a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.

Vem aí, o novo Terminal Capão da Imbuia

O processo de licitação já está aberto. O termina integra o projeto do Ligeirão Leste/Oeste e ficará entre as ruas Nivaldo Braga e Olga Balster, com 9.920 m², três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos. O novo terminal irá beneficiar 100 mil passageiros e ampliará a capacidade de atendimento diária de 39.369 para 49.123 passageiros.

UEI reformada

Em 28 de julho, a UEI Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no bairro Uberaba, foi entregue reformada. A obra, com investimento de R$ 445 mil, contemplou cozinha, banheiros, esquadrias, calçamento em paver, construção de parque e cancha de areia, muro, calçadas, adequação de instalações elétricas e sanitárias, além da pintura externa e interna e troca de todo o piso. A UEI atende 60 estudantes.

Ligeirão Leste/Oeste

As obras do Ligeirão Leste/Oeste avançaram, reforçando a sustentabilidade do transporte metropolitano entre Curitiba e Pinhais. As estações-tubo Cajuru e Antônio Meirelles Sobrinho foram reativadas após melhorias, as obras na Rua Engenheiro Costa Barros seguiram em execução.

Inter 2

Foi concluída uma nova etapa das obras do Novo Inter 2, projeto que vai modernizar mais de 38 km de vias em 28 bairros e beneficiar diariamente 181 mil passageiros.

No Tarumã, a requalificação da Avenida Victor Ferreira do Amaral, foi entregue um mês antes do prazo contratual. A obra abrangeu 3,8 km de extensão.

No Capão da Imbuia, as ruas 21 de Junho e Hayton da Silva Pereira passaram por reestruturação completa, com novos pavimentos, drenagem, calçadas, iluminação e paisagismo, reforçando a qualidade do corredor que atende as linhas Inter 2 e Interbairros II.

A construção do Viaduto Curitiba-Pinhais, que também faz parte do Novo Inter 2, já começou.

Mercado Regional do Cajuru com Armazém da Família

O mercado recebeu melhorias estruturais para ampliar o conforto e a oferta de serviços aos consumidores, além de integração temporal com o Terminal Capão da Imbuia: os passageiros podem fazer suas compras sem precisar pagar nova passagem.

A abertura de um Armazém da Família dentro do mercado foi outra novidade. Com 119 m² de estrutura moderna, a unidade oferece itens essenciais com preços até 30% mais baratos que nos mercados tradicionais. 

Valorização asfáltica

Revitalizações asfálticas nos bairros da Regional Cajuru estão entre os serviços que beneficiaram a população e levaram progresso para a região. 

Entre as ruas atendidas estão Elias Moyses Schelela, Dona Bárbara Cid, Roberto Lobo e Arlindo Araújo Sobrinho. Entre concluídas e em andamento, o Cajuru soma 64 ações em uma extensão de 35,7 km.

Na Almirante Dídio Costa, outra reformada, a proprietária da imobiliária Companhia do Imóvel, Sandra Capucho, celebrou a revitalização e a valorização da região do Jardim das Américas com as obras de asfalto. “A gente sente o bairro sendo valorizado, ficando mais bonito e seguro”, disse Sandra.

Prevenção de enchentes

A Prefeitura fez limpeza e desassoreamento do Rio Atuba, um dos principais cursos d’água da Regional Cajuru. A ação faz parte das medidas preventivas para reduzir alagamentos no período de chuvas intensas. 

Com a ajuda de uma escavadeira mecânica, a equipe trabalhou na remoção de ilhas de sedimentos que bloqueiam o fluxo do rio e retirou um grande volume de lixo descartado.

Acessibilidade na Rua da Cidadania

A Rua da Cidadania Cajuru está ganhando uma rampa de acesso ao primeiro pavimento do edifício, para proporcionar mais conforto e segurança às pessoas com mobilidade reduzida.

Centro da escalada mundial

Em maio, o Parque Olímpico do Cajuru foi palco de uma etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, a primeira da história realizada na América Latina. A competição, organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e pela Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), reuniu atletas de 23 países.

Próximas entregas

O novo viaduto Curitiba–Pinhais, que fará a ligação entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel, está em construção.

Também avança o Projeto Novo Inter 2, com a implantação de faixas exclusivas para os ônibus da Linha Direta Inter 2 no trecho Uberaba-Boqueirão.

No Complexo Tarumã, prossegue a duplicação do viaduto da Linha Verde sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, acompanhada da requalificação de 12 vias do entorno que formarão as novas alças de acesso.

As obras do novo Ligeirão Leste-Oeste (BRT) também continuam em execução. Para os próximos meses, está prevista a construção do novo Terminal Capão da Imbuia.

A Regional se prepara ainda para a entrega da UPA Cajuru reformada, ampliando a infraestrutura de saúde da região.