Ir para o conteúdo
Seis adoções

Gatas ganham novos lares com adoção responsável feita em totens da Rede de Proteção Animal de Curitiba

Gatas ganham novos lares com adoção responsável feita nos totens da Rede de Proteção Animal de Curitiba. - Na imagem, Kelly Veras e a gatinha Galáxia. Foto: Divulgação

Texto: Marina Chioca Anater

Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)


Texto: Marina Chioca Anater
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Um passeio pelo Shopping Curitiba, no Centro, mudou a rotina da assistente de customer service Kelly Veras. Ao sair de uma das lojas, um objeto diferente chamou a atenção de Kelly. Era um totem da Rede de Proteção Animal de Curitiba instalado no local, que permite acesso às informações e fotos dos pets aptos à adoção pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar). Pelo equipamento, ela conheceu a gatinha Galáxia e não teve dúvidas.

“Fui conferir melhor, por curiosidade, e vi gatinhos encantadores, entre elas a Galáxia. A partir daí busquei mais informações e cheguei até à equipe do Crar, que foi muito atenciosa e tirou todas as minhas dúvidas durante o processo de adoção, tudo bem prático”, contou a nova tutora.

O equipamento é mantido em parceria com a Associação CHC, instituição responsável pela gestão do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, e apresenta os cães e gatos resgatados pelo Crar. “Eu gostei bastante, achei bem diferenciado e muito criativo. É uma forma de colocar em evidência esses nenês que precisam de um lar responsável”, opinou a assistente.

Nos totens são exibidas as fotos dos cães e gatos e as principais características dos animais, como comportamento e tamanho. A partir do equipamento, os futuros tutores podem fazer um pré-cadastro, caso tenham interesse em conhecer mais sobre algum animal.

“Seis pets já ganharam um novo lar a partir de adoções dos totens. Todos os disponíveis já são castrados, microchipados e vacinados”, destacou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Adoção responsável

Evaristo destaca que o envolvimento dos shoppings como locais de grande fluxo de pessoas é um grande aliado da causa animal da cidade e das ações da Rede de Proteção na promoção da adoção responsável. 

“Ficamos animados e otimistas com parcerias como esta e ressaltamos que, apesar da inovação tecnológica e praticidade dos totens, buscamos promover adoções com responsabilidade. Todos os pets recebem microchip de identificação eletrônica, os interessados passam por entrevista durante o processo de adoção e assinam termo de compromisso quando ela se concretiza”, explicou o diretor.

Kelly, por exemplo, já estava planejando a adoção há alguns meses. “Tanto que preparei meu apartamento com telas nas janelas e comprei todos os itens necessários”, lembrou a assistente.


Lugares estratégicos

Curitiba conta com quatro equipamentos virtuais para adoção, no Hospital Veterinário (Rua Cesar Misael Chaves, 147, Taboão) e nos shoppings Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico), Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro) e Estação (Avenida Sete de Setembro, 2.775, Rebouças).

Outra gatinha que foi adotada a partir de um totem foi a Catarina. A sua adoção começou quando a servidora municipal Ivanilda Drozek, da Regional Tatuquara, foi levar seu gatinho Banguela ao Hospital Veterinário para uma consulta, após um acidente com os dentes do felino.

“Enquanto esperávamos o procedimento do Banguela terminar, eu e meu filho ficamos olhando os outros pets do totem e nos apaixonamos por uma gatinha chamada Polaca”, contou Ivanilda. Ao visitar a Polaca no Crar, eles decidiram que o temperamento da gatinha não combinaria com o do Banguela, que é ativo e gosta de bagunça. Então, quem foi pra casa com Ivanilda foi a Catarina.

“A Catarina ficou se esfregando nas minhas pernas e pedindo carinho, então decidimos adotá-la. Depois de fazer o processo no Crar, ela foi pra casa com a gente e logo virou a melhor amiga do Banguela”, lembrou Ivanilda.

Onde estão os totens

No Shopping Estação, o totem fica no piso L1, próximo ao Restaurante Detroit, ao lado da Praça Pet da Capinista. No Mueller, o equipamento está no piso L3 em frente a ChilliBeans. No Shopping Curitiba, está no piso L1 (térreo), próximo à loja HiperZoo. 

Os totens podem ser acessados no mesmo horário de funcionamento dos locais onde estão instalados. No Hospital Veterinário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos shoppings, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h.

Os equipamentos funcionam de forma autônoma, com os comandos dados de forma intuitiva conforme a pessoa avança às telas. 

Pelo equipamento também é possível conhecer mais sobre a história do animal, agendar uma visita ao Crar e compartilhar os perfis com outras pessoas pelas redes sociais. Após o preenchimento dos dados, as informações são encaminhadas diretamente à central da Rede de Proteção Animal de Curitiba, responsável por dar sequência ao processo de adoção responsável, que inclui entrevistas e acompanhamento.

Adoção permanente

O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção de cães e gatos. O local funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC.