Texto: Marina Chioca Anater
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Marina Chioca Anater
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Um passeio pelo Shopping Curitiba, no Centro, mudou a rotina da assistente de customer service Kelly Veras. Ao sair de uma das lojas, um objeto diferente chamou a atenção de Kelly. Era um totem da Rede de Proteção Animal de Curitiba instalado no local, que permite acesso às informações e fotos dos pets aptos à adoção pelo Centro de Referência de Animais em Risco (Crar). Pelo equipamento, ela conheceu a gatinha Galáxia e não teve dúvidas.
“Fui conferir melhor, por curiosidade, e vi gatinhos encantadores, entre elas a Galáxia. A partir daí busquei mais informações e cheguei até à equipe do Crar, que foi muito atenciosa e tirou todas as minhas dúvidas durante o processo de adoção, tudo bem prático”, contou a nova tutora.
O equipamento é mantido em parceria com a Associação CHC, instituição responsável pela gestão do Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, e apresenta os cães e gatos resgatados pelo Crar. “Eu gostei bastante, achei bem diferenciado e muito criativo. É uma forma de colocar em evidência esses nenês que precisam de um lar responsável”, opinou a assistente.
Nos totens são exibidas as fotos dos cães e gatos e as principais características dos animais, como comportamento e tamanho. A partir do equipamento, os futuros tutores podem fazer um pré-cadastro, caso tenham interesse em conhecer mais sobre algum animal.
“Seis pets já ganharam um novo lar a partir de adoções dos totens. Todos os disponíveis já são castrados, microchipados e vacinados”, destacou o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.
Adoção responsável
Evaristo destaca que o envolvimento dos shoppings como locais de grande fluxo de pessoas é um grande aliado da causa animal da cidade e das ações da Rede de Proteção na promoção da adoção responsável.
“Ficamos animados e otimistas com parcerias como esta e ressaltamos que, apesar da inovação tecnológica e praticidade dos totens, buscamos promover adoções com responsabilidade. Todos os pets recebem microchip de identificação eletrônica, os interessados passam por entrevista durante o processo de adoção e assinam termo de compromisso quando ela se concretiza”, explicou o diretor.
Kelly, por exemplo, já estava planejando a adoção há alguns meses. “Tanto que preparei meu apartamento com telas nas janelas e comprei todos os itens necessários”, lembrou a assistente.
Lugares estratégicos
Curitiba conta com quatro equipamentos virtuais para adoção, no Hospital Veterinário (Rua Cesar Misael Chaves, 147, Taboão) e nos shoppings Mueller (Avenida Cândido de Abreu, 127, Centro Cívico), Curitiba (Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro) e Estação (Avenida Sete de Setembro, 2.775, Rebouças).
Outra gatinha que foi adotada a partir de um totem foi a Catarina. A sua adoção começou quando a servidora municipal Ivanilda Drozek, da Regional Tatuquara, foi levar seu gatinho Banguela ao Hospital Veterinário para uma consulta, após um acidente com os dentes do felino.
“Enquanto esperávamos o procedimento do Banguela terminar, eu e meu filho ficamos olhando os outros pets do totem e nos apaixonamos por uma gatinha chamada Polaca”, contou Ivanilda. Ao visitar a Polaca no Crar, eles decidiram que o temperamento da gatinha não combinaria com o do Banguela, que é ativo e gosta de bagunça. Então, quem foi pra casa com Ivanilda foi a Catarina.
“A Catarina ficou se esfregando nas minhas pernas e pedindo carinho, então decidimos adotá-la. Depois de fazer o processo no Crar, ela foi pra casa com a gente e logo virou a melhor amiga do Banguela”, lembrou Ivanilda.
Onde estão os totens
No Shopping Estação, o totem fica no piso L1, próximo ao Restaurante Detroit, ao lado da Praça Pet da Capinista. No Mueller, o equipamento está no piso L3 em frente a ChilliBeans. No Shopping Curitiba, está no piso L1 (térreo), próximo à loja HiperZoo.
Os totens podem ser acessados no mesmo horário de funcionamento dos locais onde estão instalados. No Hospital Veterinário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos shoppings, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 22h.
Os equipamentos funcionam de forma autônoma, com os comandos dados de forma intuitiva conforme a pessoa avança às telas.
Pelo equipamento também é possível conhecer mais sobre a história do animal, agendar uma visita ao Crar e compartilhar os perfis com outras pessoas pelas redes sociais. Após o preenchimento dos dados, as informações são encaminhadas diretamente à central da Rede de Proteção Animal de Curitiba, responsável por dar sequência ao processo de adoção responsável, que inclui entrevistas e acompanhamento.
Adoção permanente
O Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) mantém uma campanha permanente de adoção de cães e gatos. O local funciona todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h30, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC.