Com o tema “Sustentabilidade nas Cidades Educadoras - impulsionando a transformação dos territórios”, a Secretaria Municipal da Educação iniciou nesta quarta-feira (30/8) o VI Fórum Curitibano e III Encontro Internacional de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino. A programação vao até sexta-feira (1º/9), com atividades presenciais e online no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Paraná e no edifício Delta, sede da secretaria.
Na abertura do Fórum foi lançado o relatório de Hortas, Pomares, Jardins e Compostagens na rede municipal. O documento é fruto um levantamento iniciado em 2018 para identificação desses territórios educativos. “São conhecimentos que levam o estudante a entender conceitos ligados à vida que serão lembrados para sempre. As mudanças no mundo começam com as atitudes das pessoas, por isso é tão importante que a criança tenha acesso a esses conteúdos desde cedo”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Bianca da Silva, estudante do 4º ano da Escola Municipal Rachel Mader (bairro Cajuru), contou que adora aprender sobre o meio ambiente. Nas escolas, a Família Folhas tem levado lições e animação para os estudantes, desde o ano passado.
“Todos temos que fazer nossa parte”, ensinou a menina, integrante do coral da escola que se apresentou na abertura do Fórum.
O coral é regido pelas professoras Cristiane Soares Grippi e Paula Boss.
Os debates do primeiro dia também contaram com a participação do secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, que destacou a participação da agricultura familiar na composição da alimentação escolar.
Presenças
Participaram também a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; Munir Guérios Filho, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública; o superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; o engenheiro Alfredo Trindade, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc); o assessor da diretoria do Sebrae, Ricardo Dellamea; o coordenador das Cidades Educadoras, Nelson Bucker; chefes dos Núcleos Regionais da Educação, professores e estudantes. O evento contou ainda com a participação dos jornalistas mirins da rede municipal de ensino, que fizeram a cobertura dos debates.