“Aquela rua de lama ficou no passado.” A frase do motorista Mackalyster Sampaio dos Santos resume o sentimento dos moradores do bairro Taboão. A Rua Eleonora Branco Grácia, onde ele mora, vive uma nova realidade depois das obras de pavimentação e drenagem realizadas pela Prefeitura de Curitiba. O que antes era um trecho de saibro repleto de buracos, crateras e lama, hoje é uma via asfaltada, sinalizada e segura.
As melhorias fazem parte do programa da Prefeitura de Curitiba que está mudando a realidade de ruas ainda de chão batido nos bairros, promovendo mais qualidade de vida para a população. Somente nos bairros na abrangência da Regional Boa Vista são 1.370 metros de ruas de saibro cobertas com asfalto ou paver, em intervenções concluídas neste ano ou em andamento.
As obras são realizadas pela Prefeitura de Curitiba com recursos próprios e também com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), reforçando o investimento conjunto em infraestrutura para os bairros.
A Rua Eleonora Branco Grácia recebeu asfalto novo em um trecho de 317 metros, entre a Rodovia dos Minérios e o final da via, próximo à divisa com Araucária. A obra incluiu implantação de galeria de águas pluviais, meio-fio, bocas de lobo e sinalização.
Como o local está em uma área de declive e fundo de vale, foi necessária a construção de degraus de concreto para controlar o fluxo da água da chuva antes que ela chegue ao córrego afluente do Rio Barigui.
Antes mesmo da conclusão da obra, os moradores já sentiam a diferença. “A nossa rua era bem complicada. Quando chovia, abriam crateras. Como é uma descida forte, a água descia com tudo e levava embora o que a Prefeitura arrumava”, contou Mackalyster durante a execução dos serviços.
100% melhor
Com a obra concluída, ele reforça: “A rua ficou muito boa, muito bem sinalizada. Ajudou bastante a gente em questão de limpeza, tanto para dentro de casa quanto para os carros. Só coisa boa. Ficou 100% e durante a execução os rapazes foram muito bons. O que a gente pedia, como pedia, eles faziam. Então, aquela rua de lama ficou no passado.”
Mackalyster Sampaio dos Santos, morador da Rua Eleonora Branco Grácia.
Outra rua que mudou a paisagem e a rotina dos moradores foi a Miguel Mafuz, no bairro Abranches. O trecho de 164 metros entre a Rua José Bajerski e o final da via, que também era de saibro, agora tem sistema completo de drenagem e recebeu pavimentação com blocos de concreto (paver).
A escolha do paver foi pensada para garantir acessibilidade e uso compartilhado entre pedestres e veículos, além de ser uma solução resistente, durável e que contribui para a absorção da água da chuva — o que melhora o escoamento e evita alagamentos.
Infraestrutura nos bairros
As ruas integram o programa de requalificação da malha viária da cidade – que acontece paralelamente às grandes obras estruturantes de mobilidade urbana – assegurando infraestrutura aos bairros, promovendo bem-estar, segurança, saúde e valorização dos imóveis e comércios.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). De acordo com o secretário responsável pela pasta, Luiz Fernando Jamur, o asfalto novo vai além de um benefício pontual.
“É uma transformação real que começa na porta de casa e se estende para toda a comunidade. O fim da lama e da poeira significa mais dignidade para as famílias, melhor mobilidade e tranquilidade em dias de chuva”, diz Jamur.
Ruas de saibro da regional Boa Vista contempladas com asfalto e pavimentação neste semestre:
Concluídas:
- Rua João Kryzanowski - Rua David Bodziak / Rua Raul Kuhn (160,9m) no bairro Cachoeira.
- Rua Flávio Dallegrave - Trecho: Avenida Paraná / Rua Jovino do Rosário (100m) no bairro Boa Vista.
- Rua Alberto Filla - Trecho: Rua Domingos Antônio Moro / Final da rua (160m) no Pilarzinho.
- Rua Miguel Mafuz - Trecho: Rua José Bajerski / Final de rua (164,7m) no Abranches.
- Rua Eleonora Branco Gracia - Trecho: Rodovia dos Minérios / Final de rua (317,5m) no Taboão.
Em andamento:
- Rua Raul Kuhn - Trecho: Rua João Kryzanowski /Final da rua (292,5m) no Cachoeira.
- Rua Maria Rosa de Castro Hecke - Trecho: Rua Flamboyant / Final da rua (174,3m) no Cachoeira.