Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço

Festival Primavera Curitiba atraiu 40 mil pessoas para parques e praças da cidade

Festival Primavera Curitiba leva 40 mil pessoas para parques e praças da cidade. Foto: Cido Marques/FCC

Balé clássico, forró, blues, jazz, moda de viola, música erudita e popular, circo e brincadeiras tomaram conta dos parques e praças da cidade nas últimas semanas. Depois de quatro fins de semana de apresentações, o Festival Primavera Curitiba chegou ao fim registrando muita diversidade artística e a ocupação dos espaços públicos da cidade.

De fazenda alagada a bairro autossuficiente, Boqueirão é o quinto mais populoso de Curitiba
Solar do Barão vai ser restaurado e ligado ao Estúdio Riachuelo e Cine Passeio por um corredor cultural

Realizado pela Fundação Cultural de Curitiba, o evento reuniu cerca de 40 mil pessoas e envolveu 300 artistas locais em mais de 50 apresentações gratuitas.

“Foi um formato inovador, que levou as ações culturais para diferentes regiões da cidade e valorizou os espaços ao ar livre, aproximando ainda mais o público da arte e dos artistas curitibanos”, destacou o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Junior.

O festival começou em 19 de setembro, véspera da chegada da nova estação, com um show de Danilo Caymmi e a Orquestra À Base de Corda, na Praça Osório. Desde então, percorreu diferentes pontos da cidade, com palcos principais no Calçadão da Rua XV de Novembro, Passeio Público e nos parques Barigui, Tanguá, Jardim Botânico, Náutico e Bacacheri.

Encerramento

O encerramento aconteceu neste sábado (11/10), no Passeio Público, em um dia dedicado especialmente às crianças. A programação contou com apresentações de vários grupos infantis, a Vinada Cultural em parceria com o caderno Bom Gourmet e uma divertida troca de figurinhas dos pontos turísticos de Curitiba com o cartunista Simon Taylor.


No preview available
No preview available
Imagem


No Jardim Botânico, a série de concertos inspirados nas Quatro Estações de Vivaldi foi um dos destaques do festival. Com apresentações da Orquestra UTFPR, Orquestra de Câmara de Curitiba, Quarteto Estações e Big Belas Band, o público lotou a galeria As Quatro Estações em todos os sábados do evento.


No preview available
No preview available
Imagem


O Ônibus da Turma da Mônica, atração patrocinada pela empresa de transporte Águia Branca, fez parada especial no Parque Barigui, encantando a criançada com os personagens de Maurício de Sousa. No Centro de Eventos Positivo, o tradicional Haru Matsuri, festival da cultura japonesa que integrou a programação com exposições, gastronomia típica, apresentações artísticas e concurso de cosplay, atraiu cerca de 10 mil pessoas em dois dias de atividades.


No preview available
No preview available
Imagem


Outra ação apoiada foi o Primavera Prudente Cultural, que reuniu cerca de 2 mil pessoas em uma feira gastronômica e shows ao ar livre.

O balé clássico no Calçadão da XV tornou-se uma das atrações fixas do festival. Aos sábados pela manhã, os bailarinos da Curitiba Cia de Dança apresentaram trechos do espetáculo O Quebra-Nozes, encantando quem passava.

A turista Cláudia Perpétuo, que veio de Umuarama com a filha, resumiu o espírito do evento. “A gente se deparou com o balé e foi uma surpresa maravilhosa. Já tínhamos vindo para o Festival de Inverno e agora topamos com o da Primavera. Curitiba respira cultura”, disse.

Encerrando o ciclo de atrações fixas, o Jazz ao Pôr do Sol, no Parque Tanguá, reuniu uma multidão todos os domingos, às 17h, nas arquibancadas em frente ao Belvedere.