Com o tema Rocio, Lugar Sagrado dos Paranaenses, a cidade de Paranaguá recebe no dia 15 de novembro mais uma edição da tradicional festa em homenagem ao dia de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná.
Com o objetivo de envolver os 399 municípios do Estado na comemoração, o reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rocio no Litoral, Dirson Gonçalves, e a superintendente da secretaria municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Fernanda Inasaris, entregaram convite da festa ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
“A padroeira do nosso estado tem um nome poético. Rocio quer dizer o perímetro das antigas vilas portuguesas, onde começa o orvalho. Que coisa mais linda chamar a mãe de Jesus de Nossa Senhora do orvalho”, disse Greca. “Que brilhe na história e na tradição de todos os paranaenses o suave orvalho que representa a bem-aventurada Virgem Maria, lembrada em todos os evangelhos e por todos os cristãos. Viva Nossa Senhora do Rocio”, completou.
Novenas e procissões
A programação religiosa da festa é composta por novenas, procissão marítima e motorizada, missa campal e a gloriosa Procissão da Festa da Mãe do Rocio.
Além da dimensão religiosa, acontecem shows artísticos na praça da fé, feira popular, área de gastronomia, parque de diversão e show pirotécnico.
Presenças
O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o seminarista Cleiton Silveira acompanharam a entrega do convite.
A programação da festa está em santuariodorocio.com