Ir para o conteúdo
Qualidade de vida

Festa das Bruxas reúne servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba no São Lourenço

IPMC apoia os eventos de integração para este grupo e organiza, ao longo do ano, dezenas de atividades dentro do programa Vida Nova

Aposentadas Rita Cavalcanti, Marcia Gheller e Leni Macedo da Prefeitura de Curitiba participaram da organização da Festa das Bruxas. Curitiba, 15/10/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Cerca de 60 servidores aposentados participaram, nesta quinta-feira (15/10), da festa intitulada Chá das Bruxas, no Clube São Lourenço. Organizada por um grupo de aposentados da Prefeitura de Curitiba, a atividade tem o apoio do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e faz parte do Vida Nova, que incentiva a integração entre aqueles que trabalharam por décadas no Município. O programa é destinado aos aposentados e aos pensionistas da Prefeitura com 50 anos ou mais.

O grupo participou de brincadeiras, sorteios e de um churrasco tradicional entre os aposentados. No espaço reservado para a feira, os interessados puderam conhecer o que outros aposentados vendem, como roupas, acessórios, óleos essenciais, artigos para cozinha e até enfeites de Natal.

Para a coordenadora do Vida Nova, Daniélle Sass, festas como essa têm papel importante na rotina dos aposentados. As professoras aposentadas Leni Macedo, 63, Rita Cavalcanti, 66, e Marcia Gheller, 60, participantes da organização da festa, concordam.

“Esse tipo de evento é importante para integrar os aposentados, para que não fiquem apenas em casa”, defendeu Rita. Elas disseram ainda que a escolha do Dia do Professor para a festa das bruxas não foi por acaso. Boa parte das participantes da festa é formada por professores.

Marcia Gheller celebra em 2026 dez anos da sua aposentadoria. Ela afirma que tem comparecido às festas e observa que as participantes se empenham no figurino a cada evento usando sua criatividade.

Para Leni, o encontro com amigos tem muito valor. “Sempre tem gente nova”, contou ela, ao destacar que as festas são motivo de grande empolgação entre os servidores aposentados. A próxima festa será a de encerramento do ano, uma das que reúnem maior número de pessoas. Está marcada para o dia 2 de dezembro.

Para acompanhar a programação do Vida Nova, basta acessar o site. Além das atividades preparadas pelo IPMC, as festas organizadas pelos aposentados fazem parte da programação, atualizada frequentemente.

A programação gratuita com os parceiros do Instituto inclui visitas a espaços culturais e de lazer da cidade, atividades educativas, palestras sobre temas voltados à saúde física e mental. As que são pagas, como o Chá das Bruxas, tem o pagamento feito diretamente aos organizadores.

A recomendação aos servidores interessados é fazer a inscrição antecipadamente, devido ao número de vagas.

Sugestões de atividades podem ser encaminhadas por e-mail para o endereço atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br .