Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É de graça

Festa cultural na inauguração da Rua da Cidadania da CIC terá 18 horas de atrações

Artistas da CIC comandam a festa cultural na inauguração da nova Rua da Cidadania. Foto: Divulgação

Texto: Lila Fachim | Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

A Regional CIC vai ter um fim de semana inteiro de festa, cultura e arte. Um grande festival preparado pela Fundação Cultural vai marcar a inauguração da Rua da Cidadania da CIC neste sábado (15/11) e domingo (16/11), reunindo dezenas de artistas locais que representam a identidade cultural da região.

A Rua da Cidadania será inaugurada oficialmente pelo prefeito Eduardo Pimentel no sábado (15/11). Um grande palco está sendo montado para as apresentações.

“A CIC é um dos polos culturais da cidade, com uma produção intensa e diversificada. Para este festival, reunimos artistas locais de diferentes estilos e trajetórias, talentos que fazem parte da identidade da região. É uma forma de valorizar a arte periférica e de integração com o restante da cidade”, destaca Marino Galvão Junior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Os artistas


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Entre as atrações estão nomes que nasceram e cresceram na região, como o DJ Paladino, a banda de rock Capone, o grupo de pagode Velhos Amigos, criado na Vila Nossa Senhora da Luz, e o bloco carnavalesco Sambará, que surgiu em 2018 na Vila Sabará.

O Sambará é um dos símbolos culturais da periferia curitibana. Ele foi criado por amigos da Associação Moradias Sabará para levar às ruas o espírito do carnaval, além de descentralizar a cultura e usar o samba como ferramenta de transformação social.

A programação também inclui apresentações da escola de samba Vai na Fé e dos rappers do J.A.C, que há mais de 20 anos compõem letras de consciência e união.

Na mesma linha do hip-hop tem a apresentação da Batalha da CIC, uma das mais ativas da cidade, que acontece na Praça da Casa de Leitura Paulo Leminski. O coletivo leva temas atuais e debates importantes para as rodas de freestyle, com uma equipe que une arte, educação e acolhimento à juventude da periferia.

Entre os estreantes no palco está o Projeto Capone, banda formada em 2017 e liderada pelo cantor e compositor Vagner Capone, figura conhecida da comunidade. O projeto nasceu da paixão pela música e da força das ruas, com letras que retratam as vivências da periferia e a identidade da CIC. A estreia da banda na inauguração da Rua da Cidadania marca um momento simbólico para o grupo e para o bairro: a arte voltando para o seu lugar de origem.

A festa ainda contará com apresentações circenses, sessões de cinema e shows de outros estilos, como sertanejo e música popular.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Teatro da Vila integrado

O Teatro da Vila, equipamento cultural que agora passa a estar totalmente integrado ao novo complexo da Rua da Cidadania da CIC, vai oferecer atividades gratuitas como circo, cinema e oficinas criativas.

No sábado (15/11), as atividades começam às 14h com a oficina Desenhar com o Mundo, conduzida pelo artista Bruno Romã. O público poderá soltar a criatividade com materiais naturais como galhos, folhas e sementes. 

Na sequência, às 16h, a Companhia dos Palhaços apresenta o espetáculo Gran Circo Stopim, uma divertida homenagem aos circos tradicionais, com acrobacias, malabarismos, música e humor para toda a família. 

Às 17h, o Cine Passeio comanda uma sessão surpresa de cinema, fechando o dia em clima de diversão, com pipoca e algodão-doce distribuídos das 14h às 18h.

No domingo (16/11), a programação continua com a distribuição de pipas, às 14h. E uma tarde de cinema para o público infantojuvenil: às 14h será exibido Jurassic World – Recomeço, e às 16h30, o filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. A pipoca gratuita também está garantida ao longo da tarde.

Âncora

Programação de inauguração da Rua da Cidadania da CIC

PALCO PRINCIPAL – RUA DA CIDADANIA

Sábado – 15/11
9h10 – Zumba Vilinha Kids
9h30 – Atividades da SMELJ
10h30 – Banda Lyra
11h – Abertura oficial
12h – Willian e Renan
13h30 – Capone
14h30 – Alunos Tabernáculo de Davi
15h30 – Grupo Velhos Amigos (Samba e Pagode)
16h30 – DJ Paladino

Domingo – 16/11
9h30 – Programação SMELJ na quadra
11h – Bloco de Carnaval Sambará
12h – Batalha da CIC
13h – Emiliano Pereira Trio (Viola Caipira)
14h – Escola de Samba Vai na Fé
15h – Grupo Tupi Pererê
16h30 – Grupo J.A.C


TEATRO DA VILA

Sábado – 15/11
14h às 16h – Oficina Desenhar com o Mundo, com Bruno Romã
Atividade artística e sensorial com materiais naturais.
A partir de 13 anos (menores acompanhados dos pais)

16h – Espetáculo Gran Circo Stopim, com a Companhia dos Palhaços
Comédia circense em homenagem aos antigos circos.

17h – Sessão de cinema (filme surpresa, em parceria com o Cine Passeio)

14h às 18h – Pipoca e algodão-doce gratuitos

Domingo – 16/11
14h – Distribuição de pipas do Teatro da Vila (50 unidades)
14h – Filme Jurassic World – Recomeço
16h30 – Filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
14h às 18h – Pipoca gratuita