Texto: Lila Fachim | Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Regional CIC vai ter um fim de semana inteiro de festa, cultura e arte. Um grande festival preparado pela Fundação Cultural vai marcar a inauguração da Rua da Cidadania da CIC neste sábado (15/11) e domingo (16/11), reunindo dezenas de artistas locais que representam a identidade cultural da região.
A Rua da Cidadania será inaugurada oficialmente pelo prefeito Eduardo Pimentel no sábado (15/11). Um grande palco está sendo montado para as apresentações.
“A CIC é um dos polos culturais da cidade, com uma produção intensa e diversificada. Para este festival, reunimos artistas locais de diferentes estilos e trajetórias, talentos que fazem parte da identidade da região. É uma forma de valorizar a arte periférica e de integração com o restante da cidade”, destaca Marino Galvão Junior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
Os artistas
Entre as atrações estão nomes que nasceram e cresceram na região, como o DJ Paladino, a banda de rock Capone, o grupo de pagode Velhos Amigos, criado na Vila Nossa Senhora da Luz, e o bloco carnavalesco Sambará, que surgiu em 2018 na Vila Sabará.
O Sambará é um dos símbolos culturais da periferia curitibana. Ele foi criado por amigos da Associação Moradias Sabará para levar às ruas o espírito do carnaval, além de descentralizar a cultura e usar o samba como ferramenta de transformação social.
A programação também inclui apresentações da escola de samba Vai na Fé e dos rappers do J.A.C, que há mais de 20 anos compõem letras de consciência e união.
Na mesma linha do hip-hop tem a apresentação da Batalha da CIC, uma das mais ativas da cidade, que acontece na Praça da Casa de Leitura Paulo Leminski. O coletivo leva temas atuais e debates importantes para as rodas de freestyle, com uma equipe que une arte, educação e acolhimento à juventude da periferia.
Entre os estreantes no palco está o Projeto Capone, banda formada em 2017 e liderada pelo cantor e compositor Vagner Capone, figura conhecida da comunidade. O projeto nasceu da paixão pela música e da força das ruas, com letras que retratam as vivências da periferia e a identidade da CIC. A estreia da banda na inauguração da Rua da Cidadania marca um momento simbólico para o grupo e para o bairro: a arte voltando para o seu lugar de origem.
A festa ainda contará com apresentações circenses, sessões de cinema e shows de outros estilos, como sertanejo e música popular.
Teatro da Vila integrado
O Teatro da Vila, equipamento cultural que agora passa a estar totalmente integrado ao novo complexo da Rua da Cidadania da CIC, vai oferecer atividades gratuitas como circo, cinema e oficinas criativas.
No sábado (15/11), as atividades começam às 14h com a oficina Desenhar com o Mundo, conduzida pelo artista Bruno Romã. O público poderá soltar a criatividade com materiais naturais como galhos, folhas e sementes.
Na sequência, às 16h, a Companhia dos Palhaços apresenta o espetáculo Gran Circo Stopim, uma divertida homenagem aos circos tradicionais, com acrobacias, malabarismos, música e humor para toda a família.
Às 17h, o Cine Passeio comanda uma sessão surpresa de cinema, fechando o dia em clima de diversão, com pipoca e algodão-doce distribuídos das 14h às 18h.
No domingo (16/11), a programação continua com a distribuição de pipas, às 14h. E uma tarde de cinema para o público infantojuvenil: às 14h será exibido Jurassic World – Recomeço, e às 16h30, o filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos. A pipoca gratuita também está garantida ao longo da tarde.
Âncora
Programação de inauguração da Rua da Cidadania da CIC
PALCO PRINCIPAL – RUA DA CIDADANIA
Sábado – 15/11
9h10 – Zumba Vilinha Kids
9h30 – Atividades da SMELJ
10h30 – Banda Lyra
11h – Abertura oficial
12h – Willian e Renan
13h30 – Capone
14h30 – Alunos Tabernáculo de Davi
15h30 – Grupo Velhos Amigos (Samba e Pagode)
16h30 – DJ Paladino
Domingo – 16/11
9h30 – Programação SMELJ na quadra
11h – Bloco de Carnaval Sambará
12h – Batalha da CIC
13h – Emiliano Pereira Trio (Viola Caipira)
14h – Escola de Samba Vai na Fé
15h – Grupo Tupi Pererê
16h30 – Grupo J.A.C
TEATRO DA VILA
Sábado – 15/11
14h às 16h – Oficina Desenhar com o Mundo, com Bruno Romã
Atividade artística e sensorial com materiais naturais.
A partir de 13 anos (menores acompanhados dos pais)
16h – Espetáculo Gran Circo Stopim, com a Companhia dos Palhaços
Comédia circense em homenagem aos antigos circos.
17h – Sessão de cinema (filme surpresa, em parceria com o Cine Passeio)
14h às 18h – Pipoca e algodão-doce gratuitos
Domingo – 16/11
14h – Distribuição de pipas do Teatro da Vila (50 unidades)
14h – Filme Jurassic World – Recomeço
16h30 – Filme Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
14h às 18h – Pipoca gratuita