Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Festival da Palavra

Feira de Livro reúne 23 editoras até domingo no Memorial de Curitiba

III Festival da Palavra Dia 1. Curitiba 11/09/25. FOTO: Luiz Pacheco/FCC

O Festival da Palavra de Curitiba abriu, nesta quinta-feira (11/9), a Feira do Livro, no Memorial de Curitiba. Reunindo 23 editoras e livrarias da capital e da Região Metropolitana, a feira vai até domingo (14/9), sempre das 10h às 21h, e promete ser um dos pontos de encontro mais movimentados do festival.

Festival da Palavra de Curitiba reúne grandes nomes da literatura em verso, prosa e cinema
Festival da Palavra começa com palestra de Clóvis de Barros e arrecadação de quase 600 livros

A abertura da feira contou com a presença do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, e da secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, que comemoraram a consolidação do festival como um dos grandes marcos literários da cidade.

“O Festival da Palavra vem se consolidando como um dos grandes eventos de Curitiba junto com a Feira do Livro, que neste ano ampliou significativamente o número de participantes, possibilitando ao público encontrar também uma maior diversidade de obras, gêneros e vertentes da literatura”, afirmou Marino.

Participantes

O entusiasmo é compartilhado pelos expositores. Pela primeira vez na feira, a Editora Humaitá, criada em 2015 na Região Metropolitana, destacou a importância de levar a literatura afro para o centro da cidade. “Nossa literatura é focada nas raízes afro, então é muito importante trazer esse conteúdo e resgatar o que foi esquecido”, disse Isis Rosa, representante da Humaitá.

O coletivo Era Uma Vez, voltado ao público infantil e infantojuvenil, comemorou a oportunidade. “Se eu quero ter leitores adultos, devo criar leitores na infância”, destacou a escritora Maísa Cardoso, que participa da feira com uma banca especial dedicada às crianças.

Outro destaque é a Editora Prosa Nova, que lançou recentemente o projeto Outras Palavras, com 13 obras de diferentes gêneros e autores. “Nós transitamos entre livros infantis, de educação e poesia. Nosso foco é conseguir agradar a maioria dos públicos”, disse Rafaela da Veiga, administradora da editora.

Além das expositoras estreantes, participam nomes já consolidados no mercado, como Editora Insight, Editora Inverso, Arte & Letra, Paulus, Patuá, Livraria do Chain e Brasiliana Edições, entre outras.

Até domingo

O III Festival da Palavra de Curitiba vai até domingo (14/9) com mais de 200 escritores e artistas do Brasil e da cidade em 125 atividades gratuitas, entre oficinas, rodas de conversa, palestras, espetáculos, mostras de cinema, exposições e sessões de autógrafos, ocupando 26 espaços culturais da capital.

Serviço
Feira do Livro do III Festival da Palavra de Curitiba
Data: de quinta (11/9) a domingo (14/9), das 10h às 21h
Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)