Ir para o conteúdo
Curitiba Cidadã

Feira de empregos oferta 600 vagas para pessoas com deficiência

O chamado Dia D encerrou a programação promovida pela Prefeitura de Curitiba para buscar a entrada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Prefeito Rafael Greca visita acompanha a abertura da Semana da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência na sede da assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na imagem Prefeito Rafael Greca com responsável pelo programa de inclusão de pessoas com deficiência do Grupo Marista, Rafael Bonfim (cadeirante) - Curitiba, 28/09/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Cerca de 600 vagas de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência são ofertadas, nesta sexta-feira (28/9), no Dia D da Semana da Empregabilidade promovida pela Prefeitura de Curitiba. A feira de empregos do Dia D aproxima candidatos e contratantes, que podem apresentar as características das vagas e os perfis necessários para preenchê-las.

O prefeito Rafael Greca prestigiou o Dia D, que neste ano levou 36 empresas interessadas em contratar à sede da Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no bairro Cristo Rei.

“A cidade fica melhor depois deste dia abençoado. É a nossa Curitiba cada vez mais humanitária”, disse o prefeito, que percorreu todas as salas onde se reuniam candidatos e ofertantes de vagas e agradecer a parceria das empresas.

Semana da Empregabilidade

O evento foi organizado pela Fundação de Ação Social - FAS Trabalho e a Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Desde segunda-feira (24/9), foram feitas palestras, workshop para empresas e trabalhadores com deficiência e oferecidas vagas nas agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) das Ruas da Cidadania.

Responsável pelo programa de inclusão de pessoas com deficiência do Grupo Marista, Rafael Bonfim anunciou a oferta de dez vagas de trabalho. Como ele, que é cadeirante, as organizações maristas empregam 360 trabalhadores com deficiência em cinco estados. “São oportunidades em várias áreas, desde o setor de atendimento até o financeiro da PUC (a universidade do grupo)”, explicou ele no corredor do local, a fim de orientar os candidatos que aguardavam a hora de se apresentar às empresas.

Expectativas e determinação

Entre os interessados em uma vaga de emprego estava o tecnólogo em Processos Gerenciais Fernando Machado Nogueira, de 27 anos. Ele se formou no ano passado e nunca trabalhou na área. “Estou confiante que pode dar certo”, disse o rapaz, que há 14 anos ficou parcialmente surdo em consequência de meningite.

O técnico de contabilidade Raul Frederyco Grafi Bialli, 44 anos, tem deficiência motora e foi ao mutirão atrás de uma vaga de assistente administrativo. Confiante, ele aconselha quem tem outros tipos de deficiência a não desistir. “Isso também é continuar a luta pelos nossos direitos”, disse.

Desdobramentos

Do evento, eles saem com encaminhamentos orientados pelo Sine para continuar a entrevista. As empresas têm 30 dias para informar à FAS e à Assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência sobre as contratações.

Também participaram do Dia D, representando a FAS,  a superintendente da Assistência Social e do Trabalho, Roberta Cristina Pivatto Borges de Mello, a assessora dos Núcleos Regionais, Veranice Hayashida, a coordenadora da Assessoria dos Direitos da PcD, Denise Moraes, e o diretor de Relações do Trabalho, Cesário Ferreira Filho.