Cuidando de Quem FAS é o nome do novo programa da Fundação de Ação Social (FAS). Lançada nesta terça-feira (6/5), a iniciativa busca promover o bem-estar e a valorização dos 1.050 servidores da instituição responsável pela política de assistência social em Curitiba. O evento, realizado no Complexo Imap do Parque Barigui, reuniu profissionais das 100 unidades da FAS, responsáveis por atender diariamente pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Entre as ações previstas no programa estão o chamamento de novos educadores sociais aprovados no concurso público de 2022, a realização de um novo concurso para preenchimento de cargos técnicos e capacitações temáticas durante o ano. Também serão criados espaços de descanso e relaxamento na sede da fundação, no bairro Campo Comprido, além de um canal direto de comunicação entre os servidores e a presidência da FAS, chamado Fale com o Presidente.
Outras medidas do programa, já em andamento, incluem visitas da coordenação de Recursos Humanos às unidades da FAS em todas as regionais, para compartilhar conhecimentos sobre legislações e procedimentos do setor, e a abertura de Espaços de Estudo - uma vez por semana os servidores se reúnem em seus setores para compartilhamento de boas práticas.
Gestão mais humana
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, destacou que a proposta do programa representa um novo modelo de gestão: mais humana e próxima dos servidores. “Esse programa é um reconhecimento à dedicação dos servidores da FAS e, por meio dele, vamos cuidar de quem cuida dos curitibanos que mais precisam. Queremos construir um ambiente onde cada servidor se reconheça como parte essencial da FAS”, afirmou.
De acordo com Renan, os gestores da FAS também passarão por formações específicas sobre liderança ética e combate ao assédio moral. “Queremos uma gestão mais respeitosa, com diálogo, acolhimento e espaço para o crescimento. Vamos inovar na forma de cuidar dos nossos profissionais”, disse.
A superintendente Melissa Cristina Alves Ferreira reforçou que a iniciativa atende a uma demanda antiga dos profissionais da casa. “Nosso trabalho envolve desgaste físico, mental e emocional. Esse programa reconhece a importância de cuidar de quem faz o trabalho acontecer”, disse.
Palestras
Durante o evento de lançamento, os servidores assistiram a uma palestra com o servidor e especialista em gestão de pessoas Luciano Martins, que abordou o propósito no trabalho com o tema “Por que eu faço o que eu faço?”. Servidora do município, a enfermeira Ana Paula Machado, autoridade sanitária na Regional CIC, também falou sobre autocuidado e os quatro pilares da saúde integral, que englobam a saúde física, mental, espiritual e social. Os participantes realizaram atividades de ginástica laboral, com Paulo Roberto da Silva, da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude.
Para a supervisora da FAS no Núcleo Regional Boqueirão, Lidiane Oliveira Bonamigo de Sousa, o programa Cuidando de quem FAS apresenta na sua essência a acolhida que os servidores da FAS tanto precisam. “Ele traz uma visão inovadora no alívio das tensões causadas pelo processo de trabalho, com momentos fundamentais de descontração e integração”, explica. “O evento de hoje me fez repensar vários aspectos da vida, principalmente saber conciliar de forma saudável o cuidado com a saúde trabalho e família”, concluiu.