Nesta sexta-feira (11/11), a Família Folhas visitou o Colégio Decisivo do bairro Cristo Rei e fez a alegria dos 140 alunos que a receberam, incluindo turmas da educação infantil ao 3° ano do Ensino Fundamental I. O objetivo foi expandir as mensagens de sustentabilidade dos Folhas para além da rede municipal de ensino.
A apresentação da Família Folhas no Colégio Decisivo é a primeira agendada por uma escola particular.
As crianças festejaram com os personagens Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo, Flora, Fefo (filhos de Fofis) e Folheco (o pet folha de Fifo, adotado numa feira da Rede de Proteção na cidade), ao mesmo tempo em que aprendem a importância de separar o lixo que for reciclável e outras temáticas envolvidas na educação ambiental.
Sustentabilidade, este ano, é o tema da mostra anual de conhecimento do colégio, uma feira em que os alunos apresentam trabalhos diversos relacionados à temática. De acordo com a orientadora do Colégio Decisivo, Gianne Escorsin, o agendamento da visita foi para reforçar a importância da sustentabilidade na semana que antecede o evento.
“A Família Folhas é o símbolo da sustentabilidade em Curitiba, a personificação desse aprendizado. Da proteção aos animais, da separação do lixo. As crianças vão ficar mais entusiasmadas com a educação ambiental, além de ser um marco na memória. Eu mesma conheci a Família Folhas quando criança e guardo até hoje as lições de sustentabilidade”, explicou Gianne.
Nesta quinta (10/11), a Família Folhas esteve nas escolas municipais Nansyr Cecato e Leonel Brizola, como parte da campanha de divulgação. E na manhã desta sexta, a Família Folhas se apresentou no Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto (LBV).
O agendamento deve ser solicitado para o Departamento de Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O direcionamento deve ser feito primeiro por telefone (41) 3350-9212 ou (41) 3350-9222, para que o departamento oriente como formalizar o pedido.
Se-pa-re!
Entre as atividades realizadas, a parte favorita de André Jorge Issa, aluno do 2° ano do fundamental, de 8 anos, foi a cantoria. “Todo mundo conhece a música da Família Folhas: lixo que não é lixo não vai pro lixo, se-pa-re!”, cantou o menino.
Assim como ele, Sophia Schweinberger Welter, aluna do 3° ano, acredita que vai lembrar para sempre do dia em que a Família Folhas visitou sua turma.
“Foi uma festa. As Folhas protegem o ambiente e ensinam a gente sobre o lixo na natureza e como a gente tem que proteger o meio ambiente. Acho que vou lembrar até quando for mais velha”, apostou.
Sophia, também de 8 anos, disse ainda que conhecer os personagens da campanha foi mais um incentivo para refletir sobre o lixo que produz, e para separá-lo corretamente, da mesma forma que sua família já faz.
LEIA MAIS
Com a chegada da nova Família Folhas, em março deste ano, Curitiba vem reforçando conceitos básicos de sustentabilidade para a população aplicar no dia a dia. Além de ensinar a importância de separar corretamente os resíduos domésticos e de ressaltar a importância de reaproveitar água e usar energias renováveis, a campanha com os famosos personagens da família mais sustentável da capital - Seu Folha, Dona Fofô, Fofis, Fifo, Flora, Fefo e Folheco - também busca incentivar práticas que ajudem a reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente. Inclusive, Fifo, Flora e Fefo podem ser vistos circulando pela capital, pedalando ecológicas bicicletas.