Texto: Roberto da Silva Couto
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Lideranças comunitárias das regionais Cajuru e Santa Felicidade participaram, na noite de segunda-feira (23/2), das primeiras reuniões de apresentação do cronograma do Fala Curitiba 2026, consulta pública anual que começa no dia 2 de março. Até sexta-feira (27/2) serão dois encontros por noite, em todas as Ruas da Cidadania da Prefeitura, reunindo representantes de associações de moradores, religiosos, presidentes de clubes, administradores regionais, diretores de escolas e chefes de núcleos da Educação e de unidades sanitárias da Saúde.
“Peço que vocês compartilhem com suas comunidades toda a programação, que começa em março com o encaminhamento das sugestões pela internet e Fala Móvel e vai até as reuniões presenciais finais, em agosto. Como multiplicadores, todos têm papel importante nesse processo de ouvirmos o cidadão sobre o destino dos recursos públicos da capital”, destacou Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal e Administração Pública (Imap).
O Imap e a Secretaria do Governo Municipal (SGM) são os responsáveis pela realização da consulta pública apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como exemplo de governança participativa.
O cronograma do Fala Curitiba 2026 está sendo apresentado às lideranças comunitárias em duas regionais, a cada noite, por Beatriz Battistella e pela superintendente do Imap, Neucimary Amaral.
Acompanhamento
A presidente do Imap convidou os participantes a acompanhar, pelo site do Fala Curitiba, a programação de 2026 e também como está o andamento dos serviços e as obras escolhidos pela população na consulta do ano passado e que foram incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, tornando-se compromissos oficiais do município.
Saúde, meio ambiente, segurança, educação e obras públicas foram as áreas com mais pedidos solicitados entre os 100 eleitos pelos moradores da cidade nas audiências finais do programa Fala Curitiba 2025. "A gestão do prefeito Eduardo Pimentel, como apoio da Câmara Municipal, tem o compromisso de transformar em realidade estes pedidos”, reforçou Beatriz.
O comerciante Tailor Novarini, 55 anos, é líder comunitário no bairro Capão da Imbuia e está empolgado com o início do Fala Curitiba 2026. “Eu participo todo ano da consulta pública e incentivo os moradores da minha região a participar. Se queremos melhorias para a nossa rua, para o nosso bairro, precisamos debater e eleger nossas prioridades”, defendeu ele.
Até a próxima sexta-feira (27/2), os encontros com as lideranças comunitárias ocorrem nas Ruas da Cidadania do Boa Vista e Bairro Novo (24/2), Portão/Fazendinha e Boqueirão (25/2), Matriz e Tatuquara (26/2) e Pinheirinho e CIC (27/2).