Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Diversão

Expresso Estação promove uma viagem virtual de trem pela Serra do Mar

Prefeito Rafael Greca participa do lançamento do Expresso Estação, que conta de forma interativa a história da ferrovia estadual. Curitiba, 11/09/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Nesta terça-feira (10/9), o prefeito Rafael Greca de Macedo participou da inauguração da nova atração do Shopping Estação, que um dia já foi a estação ferroviária de Curitiba. O Expresso Estação leva o público para uma volta no tempo e promove uma viagem virtual pela Serra do Mar de cem anos atrás.

O trem que fica dentro do shopping agora traz uma experiência interativa, proporcionando que crianças e adultos conheçam os segredos da ferrovia estadual projetada pelos irmãos engenheiros Rebouças.

A atração, gratuita e aberta ao público, funciona em grupos de no máximo 14 pessoas que entram no trem já todo ambientado. Os passageiros partem para dez minutos de uma viagem, sem sair do lugar, pela serra.

“A primavera de 2019 devolve vida em plenitude à estação da estrada de ferro erguida em 1885. A plataforma onde o Barão do Serro Azul embarcou para a morte e onde nossos avós imigrantes desembarcaram para viver em Curitiba se transforma de novo em um lugar para subir e descer do trem”, disse o prefeito.

"Um momento tão bonito, como nos melhores parques do mundo, está aqui na Praça Eufrásio Correia, na nossa velha estação. Essa é versão curitibana do trem do Harry Poter”, disse Greca.

Made in Curitiba

A nova atração foi pensada, criada e restaurada por empresas e profissionais curitibanos.

O Expresso Estação tem assinatura da Chroma Garden, startup curitibana dos sócios Alessandro Moreira, Romam Bonfim, Shawendy Ceschin e Fabiano Castro que trabalha com realidade virtual e desenvolvimento de animações gráficas.

Já a restauração, ambientação e cenografia foi desenvolvida por Wellington Grabovski, da Views Produções Artísticas.

A viagem é contata por Victor Carlim, ator que, na animação, é o guia e maquinista da antiga locomotiva.

Presenças

Participaram da inauguração a gerente de Marketing do shopping, Raphaela Zattar Lopes, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, e o presidente da Associação Brasileira de Viagens, Antônio João Monteiro de Azevedo.