Texto: Lila Fachim e João Salomão
Curitiba ocupa posição de destaque no design brasileiro. O desempenho vem do comprometimento dos várias áreas da sociedade em promover este segmento. E algumas destas iniciativas, oriundas do setor acadêmico já completam bodas de ouro.
O Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná completa, em 2025, 50 anos de atividades. Para celebrar a data, foi organizada a Exposição 50 Anos Design UFPR, no 3º piso do Sesc Paço da Liberdade. O lançamento da mostra foi na última terça-feira (21/10) e ela está aberta para visitação até o dia 23 de novembro.
A exposição apresenta os trabalhos de 50 profissionais egressos dos cursos de Design de Produto e Design Gráfico. Entre eles estão projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Curitiba, como a comunicação visual do Cine Passeio, assinada pela designer da Secretaria da Comunicação Social Mayra Pedroso.
O projeto de identidade visual do cinema da Prefeitura une passado e contemporaneidade. Ao mesmo tempo em que resgata a tradição dos antigos cinemas de rua de Curitiba, como o Ritz e o Luz, incorporou a modernidade das salas digitais.
“O elemento central da marca foi inspirado em um rolo de filme e também nas sinuosas formas do Passeio Público”, explica Mayra. O parque urbano, vizinho do Cine Passeio e que empresta parte do nome ao espaço, serviu de ponto de partida para essa conexão entre o cinema e a cidade.
Os escolhidos
A seleção dos participantes foi feita por consulta aos professores, que indicaram alunos que obtiveram destaque na profissão. A seleção buscou ter representantes de décadas diferentes e de atuações variadas para mostrar a diversidade de áreas em que o design atua.
Faz parte da exposição a tocha olímpica utilizada nos Jogos Olímpicos de 2016, ocorridos no Rio de Janeiro. O objeto foi idealizado por Romy Hayashi, designer formada pela UFPR. Também estão expostos calçados de marcas renomadas, livros, roupas, acessórios, cerâmicas, embalagens de produtos.
O professor Naotake Fukushima, um dos responsáveis pela exposição, explica a importância de apresentar estes trabalhos ao público.
“O público poderá perceber o papel fundamental que o Departamento de Design da UFPR e seus egressos desempenham na formação de profissionais e na criação de produtos, serviços e materiais gráficos que integram o cotidiano da população paranaense e brasileira”, diz o professor.
Tubotecas
O projeto Tuboteca também aparece na exposição Design UFPR 50 anos. Em 2016, ele foi premiado no iF Design Award, um dos mais conceituados prêmios de design do mundo. O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e a Urbanização de Curitiba (Urbs).
As tubotecas são minibibliotecas instaladas em estações-tubo da cidade. Nelas, o usuário do transporte público empresta a obra de seu interesse e pode devolvê-la em qualquer uma das Tubotecas da cidade.
Publicações
O painel apresentado por Áulio Zambenedetti, designer e servidor da Fundação Cultural de Curitiba, reúne três projetos desenvolvidos em diferentes momentos de sua trajetória profissional para órgãos da Prefeitura.
Entre os destaques está a comunicação visual da série de revistas Leite Quente, publicação que foi referência na produção gráfica curitibana. Outro trabalho apresentado é o projeto gráfico impresso em papel reciclado e produzido em grandes tiragens, que rendeu a Áulio e ao designer Maurício Arenhart o primeiro prêmio profissional de Design Gráfico concedido a servidores públicos de Curitiba, em parceria com o Ippuc.
A seleção inclui ainda um projeto experimental desenvolvido para um concurso internacional promovido pelas cidades de Curitiba, Querétaro (México) e Wuhan (China), no âmbito da Rede de Cidades Criativas da Unesco. De caráter conceitual, o trabalho foi produzido sem o uso de tinta ou papel, explorando novas linguagens para o design gráfico e reafirmando o papel inovador da Prefeitura de Curitiba na área.
Fazenda Urbana do Cajuru
A Prefeitura de Curitiba participou ainda da abertura da mostra com um projeto desenvolvido na Fazenda Urbana do Cajuru. O coquetel servido foi preparado por alunos do curso, que utilizaram a cozinha da Fazenda como laboratório criativo. A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) acompanhou o processo, destacando técnicos para auxiliar na execução.
Selo Curitiba Cidade do Design
Curitiba foi nomeada Cidade Criativa do Design em 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A cidade tem em sua estrutura o comitê do Selo Curitiba Cidade do Design da Unesco, que é composto por membros da Prefeitura, do setor acadêmico e da sociedade civil organizada e tem em suas atribuições, fomentar iniciativas ligadas ao setor.
Serviço
Exposição Exposição 50 Anos Design UFPR
Visitação: até 23 de novembro
Horários: de terça a sexta, das 10h às 21h; sábado, das 10h às 17h45; e domingos e feriados, das 11h às 17h
Local: Sesc Paço da Liberdade Espaço das Artes - 3º piso (Praça Generoso Marques, 189 - Centro)
Entrada grátis