Texto: Miguel Angelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Prefeitura de Curitiba
Curitiba recebeu neste fim de semana os maiores nomes nacionais e internacionais do bonsai. Os mestres na arte em produzir árvores em miniaturas em vasos se reuniram de sexta-feira (6/11) a domingo (8/11) no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, para o XV Congresso Internacional de Bonsai e Festival de Artes Orientais. Foram mais de 600 congressistas e, no fim de semana, quase 10 mil pessoas visitaram a exposição, entre elas o prefeito Eduardo Pimentel.
“Este evento reforça os laços que Curitiba tem com a comunidade japonesa, não só por ser cidade-irmã de Himeji, mas pela manifestação cultural do povo japonês, representada com excelência pela arte do bonsai”, disse o prefeito, que estava acompanhado do vereador Nori Seto, e dos organizadores do evento, Calos Tramujas, Sérgio Takao Sato, Everson Keiti Takayama.
Eduardo Pimentel recebeu dos organizadores uma placa de agradecimento pelo apoio ao congresso. Durante a visita, ele esteve no estande do Consulado Geral do Japão e se encontrou com o mestre japonês Kunio Kobayashi, fundador do Museu Shunkaen Bonsai, em Tóquio, e uma das principais referências mundiais nas artes do bonsai e do keido. Além de dar as boas-vindas ao mestre, falou sobre a o respeito à tradição e à cultura japonesa. Mestre Kobayashi recebeu o prefeito enquanto fazia uma demonstração na confecção de bonsais.
Nascido em 1948, no Japão, Kobayashi dedica-se à arte do bonsai desde os 28 anos. Ao longo de sua trajetória, recebeu quatro Prêmios do Primeiro-Ministro, considerados a mais alta honraria do bonsai no Japão, além de 11 Prêmios Kokufu e seis Grandes Prêmios Koju Ten.
Realizado pela Bonsai do Campo, o evento teve participantes de 27 países e mais de 250 árvores expostas. “Estamos muito felizes porque é a primeira vez que o congresso acontece em Curitiba e é ele muito importante para todos os bonsaístas na América do Sul", disse organizador Calos Tramujas.
Miniatura de Araucária
O prefeito posou para fotos ao lado de um bonsai de Araucária, único do mundo. A espécie foi criada pelo professor Renato Hoenig e, após a sua morte, foi adquirida pelo bonsaísta Kauan Boarszcz.
“É trabalho maravilhoso! A árvore símbolo do Paraná em miniatura. Vale muito a pena ver”, disse.
Kauan explicou que nasceu em Campo Largo e sempre teve contato com a natureza, especialmente com as árvores.
“Eu sempre investi o dinheiro que eu ganhava trabalhando em plantas. Eu sou autista e o meu hiperfoco é nesta área. Quando vi a possibilidade de adquirir a Araucária não perdi tempo. Além desse exemplar, eu tenho mais de 300 bonsais”, contou o rapaz.
Beleza e variedade
Para Everson Keiti Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira Nikkei Curitiba, o evento proporcionou ao público conhecer um pouco mais sobre esta arte da cultura japonesa, além de apresentar exemplares de rara beleza.
“Eu sou suspeito para falar porque eu sou bonsaísta e nunca tinha visto uma exposição assim com tamanha variedade e beleza. É um evento de porte internacional que destaca da arte japonesa e conta com o apoio da Associação, porque representa um legado muito importante dos nossos antepassados e foi trazido por eles quando vieram para o Brasil”, resumiu. Em 2026, a Associação Cultural Nikkei Curitiba celebra os 118 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses ao Brasil e os 131 anos das relações comerciais entre Brasil e Japão.
O XV Congresso Internacional de Bonsai e Festival de Artes Orientais também teve oficinas gratuitas, feira gastronômica e quase 50 estandes de marcas de todo o Brasil, com bonsai, pré-bonsai, ferramentas e cerâmica.