Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Experiências de Curitiba vão virar conteúdo acadêmico na PUC

Prefeito Rafael Greca apresentou nesta quinta-feira (14/2), para a da Pró-Reitora de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, (PUC), Maria Beatriz Balena Duarte, a proposta de criação da cátedra Curitiba, uma matéria de conhecimento acadêmico sobre a cidade. Na imagem, prefeito, Maria Beatriz Duarte, Cris Alessi presidente da Agência Curitiba de Inovação e Luiz Fenando Jamur presidente do IPPUC. Curitiba, 14/02/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SCMS

As boas experiências de Curitiba vão ser transformadas em conteúdo acadêmico. O prefeito Rafael Greca apresentou nesta quinta-feira (14/2), para a Pró-Reitora de Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Maria Beatriz Balena Duarte, a proposta de criação da cátedra Curitiba, uma matéria de conhecimento acadêmico sobre a cidade. O encontro foi no gabinete de Greca, na prefeitura.

A intenção, explicou o prefeito, é compartilhar com universitários e estudiosos as ideias, planos, projetos e ações que fazem Curitiba ser referência dentro e fora do país. “Já está na hora de toda essa experiência de Curitiba ser aproveitada como acervo. Já temos saber para ser transformado em conteúdo acadêmico e ser compartilhado com os jovens, professores e com o mundo inteiro”, disse o prefeito.

A ideia foi bem recebida pela Pró-Reitora de Graduação da PUC. Segundo Maria Beatriz, a proposta chega em período emblemático para a instituição. “É um grande momento em que a PUC comemora 60 anos e de uma forma muito conectada com a história da cidade. Quando essas duas histórias se juntam nasce a cátedra Curitiba”, disse ela.

A inspiração para a criação da cátedra Curitiba vem da Espanha, contou Greca, onde a Universidade da Catalunha criou a cátedra Barcelona. “Eu quero criar a Cátedra Curitiba como um marco dos 60 anos da PUC do Paraná, 53 do Ippuc, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, e 55 do Instituto Municipal de Administração Pública, o Imap. A experiência de Curitiba e sua inovação precisam ser transformadam em conteúdo acadêmico para ser compartilhado, para que não se perca”, disse.  

Foi a primeira reunião de trabalho para a criação da nova cátedra, comandada pelo prefeito e que terá a participação do Ippuc, Imap, Agencia Curitiba, por meio do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal da Educação. O grupo trabalhará junto na criação de um protocolo de intenções que deve começar a ser criado nas próximas semanas.

Estavam presentes na reunião o presidente do IPPUC, Luiz Fernando De Souza Jamur; a presidente da Agência Curitiba, Cristina Martis Alessi; a secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila; o secretário de Recursos Humanos, Alexandre Jarschel de Oliveira, e a coordenadora de carreiras da PUC, Isabela Cavalcanti Albuquerque.