Ir para o conteúdo
Cidade do Design Unesco

Evento de design lota teatro e fortalece Curitiba como celeiro de ideias e criatividade

Encontro reuniu profissionais, empresas, universidades, poder público e sociedade civil para discutir o futuro do design na cidade

Encontro Curitiba Cidade do Design, no Memorial de Curitiba, que discute o futuro do design na cidade. Curitiba, 29/10/2026. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Nesta quinta-feira (29/10), o ecossistema de design e profissionais da economia criativa lotaram o teatro do Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, em um evento promovido pelo comitê Curitiba Cidade do Design. Com o objetivo de incentivar discussões e fortalecer o setor, o encontro contou com a presença de autoridades, profissionais e estudantes. 

Durante o evento, foi apresentado um histórico do design em Curitiba e representantes de instituições públicas, privadas e da sociedade civil assinaram um manifesto se juntando à rede de design da cidade. A programação também contou com o lançamento de um hub virtual para reunir os principais destaques do design curitibano, com notícias e eventos. 


Economia criativa

Para o presidente do Curitiba Turismo, Rodrigo Swinka, incentivar a economia criativa é uma maneira de evoluir de forma sustentável. “O design vai muito além da estética, é uma ferramenta capaz de promover transformações urbanas. Curitiba é reconhecida pelo seu design, cada vez mais turistas percebem a sua importância na cidade”, disse Swinka. 

O presidente da Fundação Cultural, Marino Galvão Júnior, complementou. “É muito importante ver a gestão e a população unidas para zelar por esse título, valorizando sua história e construindo juntas uma cidade melhor”, destacou Galvão. 

Outro destaque do evento foi a presença da secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Sousa Leitão. “A economia criativa brasileira é sustentável, inclusiva e repleta de talentos, o que nos permite fazer do país um celeiro não apenas de grãos, mas de criatividade", destacou ela. 

A secretária também participou da construção da candidatura de Fortaleza (CE) como Cidade do Design em 2019 e afirmou, “assim como Brasília, Curitiba foi um farol para inspirar Fortaleza, e hoje integramos uma rede internacional consolidada reconhecida pela Unesco”, disse.

Também estiveram presentes a presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Ana Jayme; a assessora especial do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; e representantes do Instituto Jaime Lerner, Instituto Cervantes, Consulado de Luxemburgo no Paraná, Sesc, Senac, ICities e instituições de ensino superior.

Participação internacional

O evento também foi marcado pela apresentação da cidade espanhola Valência, pelo seu chefe do Serviço de Ação Cultural, Bernard Gaspar. Valência foi eleita Capital Mundial do Design em 2022 pela Unesco e integra a rede de Cidades Criativas desde 2023. “A designação de Cidade Criativa é valiosa porque define expectativas para os participantes, estimulando seu desenvolvimento contínuo”, afirmou Gaspar.


Curitiba Cidade do Design

Curitiba recebeu, em 2014, o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Cidade Criativa do Design. A participação na Rede de Cidades Criativas permite à capital paranaense trocar experiências, compartilhar conhecimentos e desenvolver projetos em colaboração com cidades de diferentes países que reconhecem a criatividade como parte do desenvolvimento sustentável.

Desde 2018, o Comitê Gestor Curitiba Cidade do Design reúne representantes do poder público, universidades, empresas e sociedade civil para fortalecer o design local e ampliar sua presença em projetos e políticas públicas. Em 2025, a governança passou a ser coordenada pelo Instituto Municipal de Turismo, reunindo instituições de diferentes áreas ligadas ao desenvolvimento da cidade.