Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aprendizagem criativa

Estudantes das escolas municipais de Curitiba participam do Festival de Invenção e Criatividade

Estudantes de Curitiba colocam as mãos na massa no Festival de Invenção e Criatividade. Foto: Cesar Brustolin/S/ecom (arquivo)

De 26 a 28 de agosto, a rede municipal de ensino curitibana realiza a Feira de Invenção e Criatividade (FIC) 2025. Nesse período, escolas e Faróis do Saber e Inovação estarão envolvidos em ações de criatividade com alunos e professores. A programação também inclui palestras e oficinas de tecnologia, além do compartilhamento de experiências de aprendizagem criativa.

Ao longo dos três dias de feira, sediada no Sebrae Paraná, no bairro Prado Velho, serão apresentadas práticas inspiradoras desenvolvidas nas unidades educacionais.

A professora Dagmar Heil Pocrifka Bley, responsável pela área de Formação e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, destaca que a Prefeitura também oferta formações específicas para os profissionais interessados em desenvolver atividades desse tipo com os alunos.

Segundo a professora, as escolas participantes tiveram aumento de 86% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador brasileiro na área.

Somente no primeiro semestre deste ano, nos Faróis do Saber e Inovação, foram atendidos 26 mil alunos, além de 1,3 mil participantes da comunidade. Nesse período, foram realizadas 2.625 oficinas.

“Os Faróis são importantes espaços de aprendizagem, criatividade e protagonismo estudantil. O alto volume de atendimentos reforça a função social desses ambientes como pontos de encontro e democratização do conhecimento”, pontua Dagmar.

A aprendizagem criativa envolve diversos eventos na rede pública curitibana. Em abril, foi realizado o Dia Mundial da Criatividade (21/4). Na ocasião, as unidades receberam sugestões pedagógicas para o trabalho em sala de aula.