Texto: Cristina Rios
| Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A partir do próximo sábado (7/2), a estação-tubo Eufrásio Correia, na Avenida Sete de Setembro, no Centro, será desativada temporariamente, em ambos os sentidos, para o avanço das obras do Ligeirão Leste/Oeste. Com isso, as linhas que têm embarque e desembarque na estação terão desvios de itinerários e as integrações que eram realizadas na Eufrásio Correia passarão a ser feitas na Rui Barbosa, já dentro do novo itinerário dos ônibus durante o período de obras. A alteração tem início às 9h.
A mudança afeta quatro linhas urbanas importantes do sistema, em ambos os sentidos: 203-Santa Cândida/Capão Raso, 250-Ligeirão Norte/Sul, 303- Centenário/Campo Comprido e a linha de reforço 302-Centenário/Rui Barbosa.
A estação-tubo Eufrásio Correia é considerada a mais movimentada da capital e um ponto importante de integração entre os eixos Norte/Sul e Leste/Oeste. Recebe cerca de 22 mil passageiros por dia em ambos os sentidos. O número considera os usuários que utilizam a catraca no local para embarque e as integrações entre linhas.
Praça Rui Barbosa
As linhas farão desvios até a Praça Rui Barbosa, onde o passageiro poderá fazer as integrações normalmente nas estações-tubo onde os ônibus vão fazer parada.
“Os passageiros podem ficar tranquilos porque as integrações só mudarão de local. As conexões que eram realizadas na estação-tubo Eufrásio Correia, com os eixos Norte/Leste e Sul/Oeste, serão preservadas”, diz o presidente da Urbanização de Curitiba, Ogeny Pedro Maia Neto.
Integração temporal
Além disso, a mudança no itinerário vai trazer uma nova vantagem ao usuário, com a possibilidade de integração temporal com todas as linhas que param na Praça Rui Barbosa. O tempo de integração é de 30 minutos com os ônibus convencionais e de 15 minutos entre as linhas expressas.
Para facilitar o deslocamento dos passageiros no período de obras, a Urbanização de Curitiba (Urbs) também colocará em operação, a partir de segunda-feira (9/2), a linha especial X48-Eufrásio/Rui Barbosa, de trajeto circular, com pontos nas praças Eufrásio Correia, Carlos Gomes, Rui Barbosa e na Rua Alferes Poli, com integração temporal na Praça Rui Barbosa. A linha vai operar em dias úteis, com frequência da cada sete minutos.
Nova estação
A estação-tubo Eufrásio Correia é uma das mais importantes do sistema e já não comporta a atual demanda de passageiros.
"É comum a estação ficar superlotada em horários de pico. Como toda obra de ampliação, há algum desconforto temporário até que a nova estrutura esteja pronta. É um incômodo passageiro para um benefício permanente”, diz Maia Neto.
A maior da cidade
A nova estação-tubo Eufrásio Correia será a maior da cidade, com cerca de 80 metros de extensão, dobrando a capacidade atual. A estrutura de ambos os sentidos será desalinhada para permitir a ultrapassagem do ônibus Ligeirão Leste/Oeste em relação às linhas paradoras e contará com design moderno e ambiente climatizado.
A estação sentido Leste ficará entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Lourenço Pinto (em frente ao Shopping Estação). No sentido Oeste, ficará entre a Travessa da Lapa e a Rua Barão do Rio Branco.
Reengenharia
Desviar as linhas expressas da estação Eufrásio Correia, na canaleta da Avenida Sete de Setembro, é uma operação complexa, que exige uma reengenharia de trajetos conforme os bloqueios de trânsito e que garanta, também, as integrações entre linhas, segundo Alex Debortoli, gestor da área de operação do transporte coletivo. “Vamos acompanhar de perto a operação de desvios das linhas e fazer ajustes se houver necessidade”, completa Debortoli.
Na primeira semana, fiscais da Urbs prestarão orientação aos passageiros, mensagens de áudio e cartazes informarão os usuários da mudança dentro das linhas de ônibus afetadas e informações eletrônicas serão exibidas em estações-tubo. Um painel móvel de mensagem variável será colocado na Praça Rui Barbosa, de 7 a 13 de fevereiro.
Estação-tubo Alferes Poli
Com a mudança dos trajetos, a estação-tubo Alferes Poli sentido Sul (Capão Raso) também ficará desativada no período de obras. Para quem segue neste sentido, a estação mais próxima é a Praça Oswaldo Cruz. No sentido norte (Santa Cândida), a estação Alferes Poli vai funcionar normalmente. No sentido leste, a estação-tubo Mariano Torres também continua funcionando.
Trajetos das linhas e as integrações na Rui Barbosa
1- Linha 203- Sta Cândida/Capão Raso – sentido Santa Cândida (Norte)
Após passar pela estação-tubo Oswaldo Cruz, a linha 203-Sta Cândida/Capão Raso seguirá pela Rua Alferes Poli até a Praça Rui Barbosa, onde fará parada na estação-tubo (metropolitana) sentido Pinhais. De lá, será possível fazer a integração com as linhas C01-Pinhais/R.Barbosa e 303-Centenário/C.Comprido sentido Centenário e 302-Centenário/Rui Barbosa, sentido Centenário. Na sequência, a linha retorna pela Rua Alferes Poli, segue na Avenida Sete de Setembro e para na estação-tubo Alferes Poli. Em seguida, vira na Travessa da Lapa, retornando ao itinerário normal. Para o passageiro que não vai fazer integração, a estação-tubo mais próxima da Eufrásio Correia é a Alferes Poli sentido Santa Cândida.
CONFIRA AQUI
2 - Linha 203-Sta Cândida/Capão Raso- sentido Capão Raso (Sul).
Após passar pela estação-tubo Central, a linha segue pela Rua Pedro Ivo até a Praça Rui Barbosa, para na estação-tubo sentido Campo Comprido, onde poderá fazer a integração com a linha 303-Centenário Campo Comprido, sentido Campo Comprido, e 302-Centenário/Rui Barbosa, sentido Centenário.
O ônibus contorna a praça e segue pela Rua Alferes Poli até a canaleta da Avenida Sete de Setembro, onde segue para o seu itinerário normal com próxima parada na estação-tubo Praça Oswaldo Cruz sentido Capão Raso. A estação-tubo Alferes Poli sentido Capão Raso ficará desativada no período de obras.
CONFIRA AQUI
3 - Linha 250 - Ligeirão Norte/Sul - sentido Pinheirinho (Sul)
Após passar pela estação-tubo Central, o ônibus vai pela Rua Pedro Ivo até a estação Praça Rui Barbosa, onde o passageiro poderá fazer a integração com a linha 303-Centenário Campo Comprido, sentido Campo Comprido, e 302-Centenário/Rui Barbosa, sentido Centenário. O ônibus contorna a praça e segue pela Rua Alferes Poli até a canaleta da Avenida Sete de Setembro, onde segue para o seu itinerário normal com próxima parada na estação-tubo Praça Oswaldo Cruz sentido Pinheirinho.
CONFIRA AQUI
4 - Linha 250 - Ligeirão Norte/Sul sentido Santa Cândida (Norte)
A linha, após passar pela estação-tubo Oswaldo Cruz, realizará parada apenas na Estação Central. Para realizar integrações sentido leste/oeste, o passageiro deverá utilizar a linha 203- Sta Cândida/Capão Raso – sentido Santa Cândida (Norte), na estação Oswaldo Cruz e se deslocar até a Praça Rui Barbosa, para conexão com as linha 303-Centenário Campo Comprido, sentido Campo Comprido, C01-Pinhais/R.Barbosa e 302-Centenário/Rui Barbosa.
CONFIRA AQUI
5 - Linha 303 - Centenário/Campo Comprido sentido Centenário (Leste) e Linha 302-Centenário/Rui Barbosa (Reforço) sentido Centenário (Leste)
A linha fará parada normal na sua estação na Praça Rui Barbosa e na sequência na estação Rui Barbosa sentido Pinhais (Metropolitana), onde o usuário poderá fazer integração com a linha 203-Sta Cândida/Capão Raso, sentido Santa Cândida (Norte).
CONFIRA AQUI
6 - Linha 303-Centenário/Campo Comprido sentido Campo Comprido (Oeste)
O desvio será pela Travessa da Lapa, após a estação Mariano Torres. A linha segue pela Rua Pedro Ivo até a Praça Rui Barbosa, para na estação-tubo sentido Campo Comprido, onde poderá fazer a integração com 203-Santa Cândida/Capão Raso, sentido Capão Raso e 250-Ligeirão Norte/Sul, sentido Pinheirinho (Sul).
CONFIRA AQUI
7 – Linha 302-Centenário/Rui Barbosa sentido Centro (reforço da linha 303)
O desvio será pela Travessa da Lapa, após a estação Mariano Torres. A linha segue pela Rua Pedro Ivo, até a Praça Rui Barbosa, para na estação-tubo sentido Campo Comprido, onde poderá fazer a integração com a linha 203-Santa Cândida/Capão Raso, sentido Capão Raso, e 250-Ligeirão Norte/Sul, sentido Pinheirinho (Sul).
CONFIRA AQUI