Os 631 estudantes da Escola Municipal Irmãos Rebouças, no bairro Rebouças (Regional Matriz), ganharam, nesta quinta-feira (18/9), três meliponários (caixas com abelhas) do programa Jardins de Mel. A iniciativa busca educar e sensibilizar a comunidade sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão para a polinização e a preservação ambiental, especialmente crianças e jovens.
A entrega foi feita pelo secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, acompanhado do secretário da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Leverci Silveira Filho; do diretor da SMSAN Felipe Thiago de Jesus; em parceria com a Sanepar, representada pelo diretor administrativo, Fernando Mauro Nascimento Guedes. A diretora Monica Jacobs Korte também esteve presente, bem como a comunidade escolar.
“O cuidado com o meio ambiente é fundamental e trabalhado de maneira consistente na nossa rede municipal de ensino”, frisou Jean Pierre.
Nova horta
A escola também ganhou a nova horta, que permite aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) o contato direto com técnicas de cultivo, manejo de recursos naturais e princípios de sustentabilidade.
O projeto integra conhecimento científico, práticas ambientais e hábitos alimentares saudáveis, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes, e tem mais unidades em outras escolas e CMEIs da rede municipal.
O que é um Jardim de Mel?
Com origem nos meliponários do Museu de História Natural Capão da Imbuia, os Jardins de Mel se expandiram pelas áreas verdes de Curitiba.
Já são mais de 56 locais na cidade com caixas que abrigam colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão e que podem ser visitados pelo público, como Zoológico, Passeio Público, Parque Barigui, Jardim Botânico, além de hortas comunitárias e escolas nas dez regionais.
As cinco espécies utilizadas são: guaraipo (Melipona bicolor), manduri (Melipona marginata), mandaçaia (Melipona quadrifasciata), jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia sp.). As abelhas vivem em caixas de criação racional, colocadas dentro de revestimento que garante maior proteção e bem-estar dos insetos.
SAIBA MAIS.