Ir para o conteúdo
banner

Inclusão pela beleza

Ensaio transforma em modelos fotográficos jovens com deficiência de escola de Curitiba

Exercício de aceitação da própria imagem se tornou uma exposição inaugurada no Shopping Mueller e que agora pode ser vista na Prefeitura

Mostra itinerante “A beleza de ser o que sou”, estrelada por 19 alunos da Escola Especializada Primavera, no saguão da Prefeitura. Curitiba, 26/11/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

Pode ser vista no saguão da Prefeitura, até o dia 10/12, a mostra itinerante “A beleza de ser o que sou”. Estrelada por 19 alunos da Escola Especializada Primavera, os trabalhos transformam em modelos fotográficos jovens com deficiência intelectual que aceitaram a proposta de participar do ensaio. A escola é parceira do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.

A proposta partiu da terapeuta ocupacional Cléo Trajano, uma das profissionais da equipe multidisciplinar da escola, como exercício de aceitação da própria imagem. “Tínhamos pessoas que evitavam o espelho e até garotas que nunca haviam se maquiado. Foi quando comecei a fotografá-los e veio a ideia de, com esses recursos, fazê-los enxergar beleza na própria imagem”, conta Cléo.

O resultado ultrapassou as expectativas e se tornou uma exposição inaugurada no Shopping Mueller, que agora está no Palácio Solar 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba. Para isso, a proposta contou com a ajuda do fotógrafo Nuno Papp e da equipe de produção do seu estúdio. Com a assessoria desses profissionais, os alunos-modelos escolheram roupas, acessórios e maquiagem. Cada participante exprimiu seu sentimento ao ver a foto pronta e essas emoções estão registradas junto às fotos, impressas em formato de pôster.