Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja como participar

Enquanto recebe sugestões, Fala Curitiba entrega pedidos da população nos bairros

Obras asfáltica na rua Cidade de Ituporanga, no Sítio Cercado. Na imagem, Silas Alberto Santos. Curitiba, 28/04/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Fica no Sítio Cercado, na Regional Bairro Novo, uma das mais recentes obras pedidas pela população no Fala Curitiba e entregues pela Prefeitura neste ano. É na Rua Cidade de Ituporanga, que teve o asfalto revitalizado e ganhou sinalização. Com isso, sobe para 440 o número de prioridades coletivas eleitas e entregues pela Prefeitura desde o primeiro Fala Curitiba, em 2017. A consulta pública está em andamento e aberta às sugestões de quem quiser propor melhorias para 2026. 

“Ficou bem feita”, elogia o mecânico Silas Alberto Santos, que é proprietário de imóvel na rua e participou da reunião em que o pedido foi aprovado. Isso aconteceu em 2023, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Nascida e criada no endereço onde mora até hoje, a dona de casa Kelly Cristina Lima Vieira Moraes também estava presente na votação que garantiu a pavimentação da rua. “No final de 2024, a obra começou a sair e, no começo deste ano, terminaram tudo. Ficou ótimo”, conta.

Moradora antiga da via, Rosângela Urias Miranda também elogiou a benfeitoria. “Até placa de sinalização a nossa rua ganhou”, observa ela, que desconhecia o fato de a melhoria na via ter sido pedida pela comunidade organizada. Agora, pensa em participar. “É uma boa pra gente e para os vizinhos”, avalia.

Asfalto novo

A Rua Cidade de Ituporanga ganhou asfalto novo em toda a sua extensão. São 270 metros, entre as ruas Coronel Victor Agner Kendrick e a Cidade de Santa Mariana. A via está a duas quadras da Rua David Tows, que já foi revitalizada pela Prefeitura e é uma importante ligação entre as regionais Bairro Novo e Boqueirão.

Outras entregas de 2025 são a revitalização da Rua Doutor Corrêa Coelho e a adequação do efetivo da Guarda Municipal, ambas na Regional Matriz.

Em andamento

O Fala Curitiba 2025 está na segunda das suas quatro etapas. “Os moradores ainda têm tempo para registrar suas sugestões pelo formulário disponível na internet ou pelo impresso, levado aos bairros pelas equipes a bordo dos carros do Fala Curitiba Móvel”, diz a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella. O Imap é o órgão que coordena e acompanha a realização do Fala Curitiba, ao lado da Secretaria Municipal de Governo Municipal (SGM).

Nessa fase, aberta no dia 7 de abril, quase 2 mil pessoas já deram sua contribuição. Foram cerca de 300 participações pela internet e mais de 1,6 mil pelo Fala Móvel. Juntas, elas apresentaram quase 5 mil sugestões.

Somadas às sugestões da primeira fase, iniciada em março, já são quase 8 mil participações (5.887 por formulários impressos e 1.933 on-line). O número total de sugestões já passa de 21 mil.

Ideias para o orçamento

Esse é o momento de indicar quais obras e serviços poderão se tornar propostas de grupos de moradores organizados e serem escolhidas para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) nas próximas fases (nas reuniões de bairros e na final, em cada regional).

Até o início de junho, os participantes podem escolher até cinco das 21 áreas de ação da Prefeitura, que aparecem identificadas por números, e explicar o que está sugerindo. Para isso, indica o número de cada área no espaço próprio e, ao lado, detalha a sugestão. Isso significa descrever a proposta, explicar a sua finalidade e apontar o local da cidade onde gostaria que ela estivesse implantada ou funcionando.

Nas ruas

Os carros caracterizados com a logomarca da consulta pública percorrem os bairros levando formulários impressos para a população preencher à caneta, de acordo com o roteiro disponível no site do Fala Curitiba.

Até o final da consulta, esses veículos passarão por 456 locais distribuídos entre os bairros das dez regionais administrativas.