O primeiro Fab Lab público de Curitiba, no Cajuru, inaugurado no final de abril, recebeu na última sexta-feira (3/5) uma roda de conversas com empresas interessadas em ações de capacitação para o mundo do trabalho. O espaço conta com equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D.
O encontro reuniu representantes de instituições educacionais, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e da indústria, como a Renault, interessados em discutir os potenciais desse laboratório de fabricação digital e prototipagem.
O Fab Lab Cidadania Cajuru vai funcionar para que estudantes, empresas e comunidade compartilhem conhecimentos e coloquem em prática ideias inovadoras e esse encontro.
“Esse encontro faz parte das articulações que temos feito para os usos possíveis do Fab Lab. Temos recebido muita procura por informações, tanto de pessoas querendo aprender a usar uma impressora digital como de empresas que querem articular projetos para ensino e pesquisas de potenciais inovadores”, destacou a supervisora de Núcleo Regional do Cajuru da FAS, Claudia Estorilio.
O Fab Lab conta com 150m², onde estão instalados laboratório de informática, salas para cursos e ambientes para reuniões e videoconferência, além de impressoras e scanner 3D, conta com cortadora a laser, router, plotter e fresadora.