O prefeito Eduardo Pimentel iniciou a manhã de trabalho nesta sexta-feira (6/6) vistoriando as obras do novo viaduto Curitiba-Pinhais, que vai interligar a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, à Rodovia João Leopoldo Jacomel. A estrutura faz parte do projeto Novo Inter 2, voltado à modernização do sistema de transporte coletivo e da infraestrutura viária da capital. Na sequência, ele conferiu o andamento dos trabalhos no Complexo Tarumã, que inclui a duplicação do viaduto na Linha Verde, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, e requalificação de 12 vias na região para formar as alças de acesso à estrutura.
O novo viaduto Curitiba-Pinhais terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido, além de duas pontes marginais sobre o Rio Atuba. Cada ponte terá 35 metros de comprimento, 13,4 metros de largura e contará com duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. Uma rotatória e o sistema viário complementar também estão incluídos neste pacote.
“Essa é uma obra metropolitana importante que beneficiará nossa cidade, mas também os vizinhos, em Pinhais. O viaduto será implantado com retorno, com uma rotatória estendida e que vai melhorar a mobilidade da região, liberando o trânsito entre a João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, e Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.
Lote 4 do Inter 2
A obra pertence ao Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2 começou pela construção das pontes marginais, para reduzir significativamente o impacto no tráfego do eixo principal durante os primeiros seis meses de trabalho. No momento, as equipes trabalham para fazer a fundação das duas pontes sobre o Rio Atuba e na preparação da pavimentação das marginais tanto no sentido Curitiba-Pinhais quanto no sentido Pinhais-Curitiba.
O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, que ressaltou que as melhorias complementam a requalificação viária realizada nas duas pistas da Avenida Victor Ferreira do Amaral ao longo de quase 4 km no trecho desde a Rua Dom Manuel da Silveira D'Elboux até a Rua Professor Eduardo Correia de Lima. Entregue à população pelo prefeito Eduardo Pimentel em março, as melhorias na via também integram o Lote 4 (pacote 1 e 2) do projeto Inter 2.
De acordo com Jamur, as intervenções dos pacotes 3 e 4 do Lote 4 incluem as pontes novas paralelas à antiga e o viaduto para reduzir os conflitos viários e melhorar a mobilidade no sentido metropolitano, mas também para beneficiar o transporte coletivo, tanto metropolitano quanto da linha do Novo Inter 2.
“Com essas intervenções, vamos eliminar uma conversão com semáforos de cinco tempos que travam o trânsito, complementando a requalificação já feita na Victor Ferreira do Amaral. Isso vai melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de percurso e beneficiar quem mais precisa, especialmente moradores do Cajuru e da região metropolitana, como Pinhais e Piraquara”, disse Jamur.
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O investimento total é de R$ 68,7 milhões, com financiamento da Prefeitura de Curitiba e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Foco na eficiência
O coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), Marcio Teixeira, também acompanhou a vistoria às obras do viaduto. “Cada etapa da obra precisa estar em conformidade com os padrões e compromissos assumidos junto ao órgão financiador, sempre com foco na eficiência e no benefício à população”, destacou Teixeira.
Marcio Teixeira, coordenador-geral da UTAG.
A UTAG é responsável pelo gerenciamento das obras com financiamento externo, como as do projeto Novo Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade assegura o cumprimento das salvaguardas ambientais, sociais e operacionais exigidas pelos organismos internacionais.
Complexo Tarumã
Na sequência, o prefeito vistoriou também o andamento do Complexo Tarumã, as intervenções para o alargamento do viaduto da Linha Verde que passa sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. A estrutura passará a ter o dobro do tamanho atual, ampliando sua largura de 24 para 50 metros.
Serão três faixas de tráfego para veículos em cada sentido, uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para estações-tubo e calçadas. A ampliação do viaduto na Victor Ferreira do Amaral permitirá a instalação de uma estação-tubo sobre a estrutura e outra abaixo, viabilizando a integração temporal entre as linhas de ônibus da Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, na região metropolitana. Com essa melhoria no transporte coletivo, haverá mais oferta de itinerários e combinações de trajetos para os usuários.
O alargamento do viaduto faz parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas – algumas formando as alças de acesso ao viaduto –, além de melhorias em praças, paisagismo e iluminação. As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase final, faltando a sinalização e paisagismo nas alças Noroeste, Sudeste e Sudoeste, e os trabalhos agora se concentram na duplicação do viaduto.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas coordena e fiscaliza as obras.
Neste momento, os trabalhos estão concentrados na finalização da parte da estrutura de ampliação do viaduto e na fase de estruturação do pavimento das vias locais que dão acesso tanto à Linha Verde quanto à Avenida Vitor Ferreira do Amaral.
A previsão é de que, no final do mês, sejam liberadas ao trânsito duas faixas na via marginal direita (próximo ao Colégio Militar) e na via marginal sul (no DNIT).
Além dos administradores regionais Reinaldo Boaron (Boa Vista) e Agostinho Creplive Filho (Cajuru) e das equipes técnicas da Smop e da Utag e das empresas fiscalizadoras das obras, acompanharam as vistorias os vereadores Renan Ceschin, João da 5 Irmãos e Hernani.