Ir para o conteúdo
Missão internacional

Eduardo Pimentel e prefeito de Roma unem forças por soluções para cidades inteligentes

Prefeito Eduardo Pimentel durante reunião com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri. Roma, 23/01/2026. Foto: Roma, 22/01/2026. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se reuniu, nesta sexta-feira (23/1), com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, para compartilhar iniciativas de cidades inteligentes das duas capitais vencedoras do World Smart City Award, o “oscar” do segmento no mundo. O encontro ocorreu no Palazzo Senatorio, joia arquitetônica redesenhada por Michelangelo no século 16, e integra a agenda do prefeito da missão oficial de Curitiba na Itália.

“É um grande privilégio estar aqui na sede da Prefeitura de Roma para discutir com o prefeito Gualtieri o tema Cidade Inteligente e Inovação. Temos muito a compartilhar, pois Roma venceu o oscar das cidades inteligente em 2025 e, dois anos antes, Curitiba também foi reconhecida como a cidade mais inteligente do mundo com o prêmio World Smart City Award 2023. Muito obrigado por nos receber aqui em Roma”, afirmou o prefeito Eduardo Pimentel, que estava acompanhado da primeira-dama, Paula Mocellin.

Para os dois prefeitos, o encontro também marca um fortalecimento dos trabalhos já realizados pelas duas cidades através da Rede de Cidades C40, que hoje reúne mais de 100 importantes cidades do mundo comprometidas com um futuro mais sustentável, resiliente e inclusivo, colaborando para que as cidades reduzam pela metade suas emissões coletivas dentro de uma década. 

“É um prazer receber o prefeito Eduardo Pimentel. Como vencedoras do World Smart City, Curitiba e Roma precisam trabalhar juntas para superarmos os desafios das grandes cidades”, salientou Roberto Gualtieri.

Experiências

Durante o encontro, Eduardo Pimentel apresentou iniciativas que vêm transformando Curitiba e que garantem à capital ser referência em cidade inteligente no Brasil e no mundo. 

“Programas como o Curitiba de Volta ao Centro, de redesenvolvimento da região central da capital, e o PlanClima, que prevê ações de mitigação das mudanças climáticas, mostram o compromisso da cidade com o bem-estar e o futuro dos cidadãos. E, assim como Roma, também usamos a tecnologia a favor dos moradores: o Hipervisor Urbano e a Muralha Digital em Curitiba integram inteligência artificial, câmeras e dados de segurança, transporte coletivo e outros serviços públicos para aumentar a eficiência da gestão urbana. A tecnologia, focada na segurança ao cidadão, reduziu crimes em até 40%”, contou o prefeito de Curitiba.

Já o prefeito de Roma apresentou iniciativas como a tecnologia de Digital Twins (Gêmeos Digitais) para transformar a gestão urbana, o planejamento de infraestruturas e a preservação do seu vasto patrimônio histórico. “A tecnologia de Digital Twins nos permite planejar a cidade com mais inteligência e precisão, unindo inovação à preservação do nosso patrimônio histórico, para construir uma gestão urbana mais eficiente, sustentável e conectada com o futuro”, explicou Roberto Gualtieri.

Ao final do encontro, Eduardo Pimentel presenteou o prefeito de Roma com uma escultura do artista paranaense João Turim (1878-1949), um dos criadores e principal expoente do Movimento Paranista.

Missão

A agenda oficial do prefeito Eduardo Pimentel em Roma (Itália) e Vaticano, dentro das celebrações dos 200 anos das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, segue até o dia 24 de janeiro e inclui encontros com autoridades italianas e da Santa Sé, bem como com embaixadores brasileiros e com representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Na última quarta-feira (21/1), Eduardo Pimentel participou de uma audiência com o papa Leão XIV e se encontrou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca de Souza para falar sobre as potencialidades de Curitiba na atração de capital estrangeiro.

O Bicentenário das Relações Diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé está sendo celebrado com uma grande programação cultural, acadêmica e artística, com destaque para atividades realizadas na cidade de Roma. A programação contempla exposições, apresentações musicais e audiovisuais, seminários acadêmicos e o lançamento de publicações comemorativas.

Missa na Basílica Papal

Um dos momentos centrais das comemorações do bicentenário será a Missa Solene de Ação de Graças, nesta sexta-feira (23/1), às 16h, na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, em Roma. A celebração será concelebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, pelo presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, por cardeais brasileiros e demais membros da presidência da CNBB. O rito litúrgico contará com acompanhamento musical da Camerata Antiqua de Curitiba, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia.

O Bicentenário rememora o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciado com a chegada a Roma, em 1824, de monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, primeiro Encarregado de Negócios do Brasil junto à Santa Sé.