Ir para o conteúdo
Segurança alimentar

Eduardo Pimentel apresenta programa Armazém da Família para prefeitos do litoral

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se reuniu com prefeitos das cidades do litoral paranaense para apresentar o Armazém da Família, programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 27/01/2026. Foto: Hully Paiva/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, se reuniu nesta terça-feira (27/1) com prefeitos das cidades do litoral paranaense para apresentar o Armazém da Família, programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

O encontro foi realizado a partir do interesse dos municípios da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (Amlipa), a aderir ao programa e levar para suas cidades a acessibilidade dos Armazéns. 

“Eu sou fã do Programa Armazém da Família, e levá-lo para o litoral é uma oportunidade de estender a boa relação entre os municípios e reafirmar o compromisso de Curitiba com a segurança alimentar”, afirmou Pimentel.

Viabilizado por lei

A expansão é possibilitada pela modernização da lei do Fundo de Abastecimento Alimentar de Curitiba (FAAC), aprovada em definitivo pela Câmara Municipal no dia 5 de novembro de 2025 e sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel. 

A nova legislação amplia o raio de alcance do programa ao litoral paranaense e localidades até 200 quilômetros da capital. Antes era restrito a municípios da Região Metropolitana. A modernização também aumenta o alcance para idosos a partir de 60 anos, além dos beneficiários cadastrados que precisam ser maiores de 18 anos e ter renda familiar de até cinco salários mínimos.

Armazém da Família

Os Armazéns da Família oferecem alimentos básicos e de primeira necessidade, produtos de limpeza e higiene pessoal a preços até 30% mais baixos do que os praticados no mercado tradicional.

Com 35 unidades, formam a maior rede pública de abastecimento do país, e atualmente atendem 353 mil famílias cadastradas, beneficiando cerca de 1 milhão de curitibanos, além de 163 entidades sociais e filantrópicas.


Presenças

Estiveram presentes na reunião os secretários de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, e de Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o deputado estadual Antônio Anibelli; e os prefeitos de Antonina, Rozane Osaki, de Guaraqueçaba, Alessandro Truchinski, de Guaratuba, Maurício Lense, de Morretes, Sebastião Junior, de Paranaguá, Fabiana Rocha, e de Pontal do Paraná, Rudisney Filho.