Ir para o conteúdo
banner

Curitiba Mais Energia

"É uma contribuição da nossa cidade pelo bem do planeta", diz Greca, em visita à Pirâmide Solar

A usina de geração de energia solar será entregue na comemoração dos 330 anos de Curitiba, no dia 29 de março

Prefeito Rafael Greca acompanhado da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, do secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues e do administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz César, vistoriam a etapa final da instalação dos painéis fotovoltaicos na Pirâmide Solar do Caximba. Curitiba, 17/02/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS


O prefeito Rafael Greca vistoriou na tarde desta sexta-feira (17/2) a etapa final da instalação dos painéis fotovoltaicos na Pirâmide Solar do Caximba. A usina de geração de energia solar será entregue na comemoração dos 330 anos de Curitiba, no dia 29 de março. 

“É a contribuição da nossa cidade pelo bem do planeta, contra o aquecimento global”, anunciou Greca, ao lado da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e do secretário de Obras Públicas, Rodrigo de Araújo Rodrigues.

Com quase 8,6 mil painéis, a Pirâmide faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas, por meio da produção de energia renovável, o que também resulta em economia aos cofres públicos.

Acompanharam a visita, ainda, o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o diretor de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, João Carlos Fernandes; o diretor de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis; o administrador da Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz César; e o vereador Beto Moraes.

Andamento

Hoje, falta a instalação de apenas 10% dos módulos solares, que serão responsáveis pela captação da radiação solar. Dos 8,6 mil painéis, quase 7,8 mil já estão posicionados nas bases e estruturas metálicas finalizadas. A usina do Caximba terá potência instalada de 4,55 MWp de geração. 

O programa Curitiba Mais Energia inclui, ainda, a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico. Além da CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui. 

Para a próxima etapa estão em fase inicial mais dois sistemas fotovoltaicos nos telhados dos terminais de ônibus do Santa Cândida (465KWp), em montagem do canteiro de obras, e Boqueirão (512KWp). No Pinheirinho (925KWp), a implantação está em fase final de licitação e deve começar em breve a concorrência para as obras na Rodoferroviária de Curitiba. 

Parceria internacional

Selecionado pela rede de cidades C40 e contemplado com recursos do Cities Finance Facility (CFF) do C40 para elaboração, o projeto da Pirâmide Solar segue as regras de Geração Distribuída da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Trata-se de uma concepção do prefeito Rafael Greca que remonta a 2012.

O projeto também é uma colaboração do grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que apoia cidades no desenvolvimento de projetos para reduzir as emissões de gases e frear o aumento da temperatura global.

O programa é financiado pelo Ministério Federal Alemão para o Desenvolvimento Econômico e Cooperação (BMZ), pelo Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido (BEIS) e pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).