Texto: Claudia Regina de Oliveira Gabardo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Cerca de 120 participantes das atividades oferecidas pela Prefeitura ao público 60+ aceitaram o convite para o evento Especial Dia das Mães, na manhã desta quarta-feira (6/5), e lotaram o salão de festas da Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. A adesão superou a meta dos organizadores, que esperavam perto de 70 pessoas.
O evento reuniu participantes do Espaço ConViver Boa Vista, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), além das práticas físicas oferecidas pelas secretarias da Saúde e de Esporte, Lazer e Juventude. Durante toda a manhã, eles fizeram yoga, alongamento, ginástica, dança circular, dançaterapia, arriscaram passos de estilos antigos de dança e disputaram partidas de jogos de tabuleiro.
“Além disso, quem ainda não estava imunizado pôde se vacinar contra a gripe, com a equipe da Saúde, e saborear o lanche comunitário saudável, com frutas e sucos”, observou a coordenadora do Espaço ConViver Boa Vista, Patrícia Galvão.
Dica de mãe
O evento mostrou que as turmas do Espaço ConViver Boa Vista reúnem idosos de duas gerações e que as mães trazem as filhas recém-chegadas à fase 60+. É o caso de Irma Kuntze Mattos, de 93 anos, e sua filha Iranete de Fátima Mattos, de 64. Iranete é um dos sete filhos de Irma e começou a frequentar o local no ano passado. A inscrição no Espaço Conviver foi feita logo que ela se aposentou, por sugestão da mãe. “Estamos sempre juntas e ativas”, disse a filha, que agradece a dica materna.
Também mãe e filha, Marli Terezinha Cavallari, de 86 anos, e Rosane Aparecida Cavallari, de 60, fazem yoga juntas. “Eu que puxei ela para as aulas. Foi pra não ficar parada logo que se aposentou, no começo deste ano. É importante a gente sempre estar fazendo alguma coisa”, explicou Marli, que é mãe de três filhos.
Para o secretário da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, a adesão à atividade mostra o quanto o segmento 60+ está crescendo e bem informado sobre a importância das práticas físicas para o envelhecimento saudável. “Já temos mais pessoas a partir de 60 anos do que a soma de crianças e adolescentes até 14 anos e elas querem aproveitar seu tempo com saúde e qualidade de vida”, disse, referindo-se à informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de abril.
A vereadora Amália Tortato, que foi a primeira secretária da SMDH, também participou do evento, além da responsável pela Gerência da Pessoa Idosa do órgão, Luciana Faria.