Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Curitibinhas fazem apresentação especial na entrega do 20º Farol da Inovação

Entrega do Farol do Saber e Inovação Albert Einstein. Curitiba,07/08/2019. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Os estudantes da Escola Municipal Castro, no Xaxim, surpreenderam a comunidade com as atividades preparadas para a entrega do Farol do Saber e Inovação Albert Einstein, o vigésimo espaço maker da cidade com impressora 3D e o terceiro da regional, que tem também os faróis Mário Quintana e Luís de Camões.

A inauguração foi nesta quarta-feira (7/8), com a presença do prefeito Rafael Greca, da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e de toda comunidade escolar.

“Einstein tinha o poder das ideias e Curitiba é uma cidade de ideias. E é através delas que vamos aprender, crescer e criar”, disse o prefeito.

O projeto “Grandes Cientistas - Mitos e Realidades” revelou que cientistas não são pessoas “esquisitas”, de jaleco branco e óculos.

“Isso é um estereótipo. O cientista é um curioso, alguém que vai atrás de respostas. Há inclusive uma curitibana chamada Carolina Motter que é destaque internacional com projeto que substitui animais por pele 3D em testes de produtos cosméticos”, contou a estudante Gabrielli Betin.

“Assim como a presença de uma grande massa tem o poder de influenciar o movimento dos corpos próximos, o Farol do Saber e Inovação atua como agente gravitacional da inovação e criatividade”, explicou Gabrielli.

Ela reforçou que o Farol é uma referência que atrai diferentes pessoas da escola e comunidade para criar e inovar.

“Essa é uma geração que vem revelar como deve ser a escola do século 21. Quando colocamos ferramentas à disposição eles nos apontam o que é de seu interesse, como podem se superar e fortalecer, a partir da educação, a si e a toda a comunidade”, comentou Maria Sílvia.

Escola Bem Cuidada

Além da revitalização do farol, a escola ganhou pintura nos muros e grades e na parte externa, novo piso cerâmico, melhorias nas portas de acesso da unidade, rampas de acesso ao farol, e troca das calhas da quadra. O investimento foi de R$ 135 mil.

Presenças

Estiveram presentes o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; a superintendente de Gestão Educacional, Elisângela Mantagute; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo da Educação do Boqueirão, Nilce Malage; a coordenadora de Obras e Projetos, Flávia Gomes; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich; a diretora da escola, Cristiane de Camargo Rodrigues Sampaio, e a vice, Angelita das Chagas Batista, além dos vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato e Geovane Fernandes.

Um pouco de história

A escola Castro foi fundada em novembro de 1976 para atender à maior demanda de estudantes devido ao crescimento populacional da região. Naquela época, ainda não existiam escolas na pequena vila. Quando a criança atingia a idade escolar, tinha que ir a pé para a Escola Municipal Francisco Derosso. Já o farol Albert Einstein foi inaugurado em setembro de 1997 e atualmente conta com 5.448 títulos, 6.482 exemplares e 5.234 usuários cadastrados.

Faróis da inovação já entregues:

Herbert José de Souza (Cajuru)

Manuel Bandeira (Boa Vista)

Rocha Pombo (Portão)

José de Alencar (Pinheirinho)

Fernando Amaro (CIC)

Mario Quintana (Boqueirão)

Dante Alighieri (Santa Felicidade)

Rubem Braga (Bairro Novo)

Dona Pompília (Tatuquara)

Laboratório Pedagógico de Inovação (Matriz)

Tasso da Silveira (Pinheirinho)

Pablo Neruda (Cajuru)

Castro Alves (Portão)

Vinícius de Moraes (CIC)

Luís de Camões (Boqueirão)

Cecília Meirelles (Bairro Novo)

Roberto Barrozo (Pinheirinho)

Joaquim Nabuco (CIC)

Accioly Filho (Bairro Novo)