Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e lazer

Curitibanos vencem etapa Circuito Paranaense de Orientação

Atletas curitibanos fizeram bonito em mais uma etapa do Circuito Paranaense de Orientação. Foto: Divulgação

Atletas curitibanos fizeram bonito em mais uma etapa do Circuito Paranaense de Orientação que aconteceu no último fim de semana no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo de Cascavel, interior do Paraná.

O esporte consiste em percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, onde o atleta tem que passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controle) descritos em um mapa, dado a cada concorrente. O atleta pode utilizar apenas o mapa e uma bússola para se orientar.

Para percorrer o trajeto em menor tempo possível é necessário muita capacidade física dos participantes, treinamento de leitura do mapa e rapidez em se orientar utilizando técnicas que são adquiridas com a experiência, além da capacidade de adaptação ao terreno e da escolha correta dos itinerários.

Na Prova Sprint o curitibano Phelipe Salomé Silva de Almeida, de 17 anos, garantiu o primeiro lugar na categoria - H Júnior A (Homem Júnior Muito Difícil). Phelipe também venceu na prova Floresta da mesma categoria. A Professora da Smej Maria Cristina Fernandes também venceu na Categoria D Vet A (Dama Veterana Muito Difícil).

Já Bruno Antônio Danker Lachvski Roberto ficou com 2° Lugar na categoria H Júnior A (Homem Junior Muito Difícil); Virgílio Marsola Costa 4° Lugar, categoria  H Juvenil A (Homem Juvenil Muito Difícil), Rayssa Camargo Sintz, 3° Lugar, categoria D Juvenil A (Dama Juvenil Muito Difícil) e Leonardo Fernando Camargo Sintz, 3° lugar, categoria H Juvenil A (Homem Juvenil Muito Difícil).

Na prova Floresta, Leonardo Fernando Camargo Sintz também garantiu o 3° lugar, categoria H Juvenil A (Homem Juvenil Muito Difícil).

“A participação na 2ª etapa do Circuito Paranaense de Orientação em Cascavel foi excelente exigindo bastante conhecimento técnico de orientação nas duas provas Sprint e Floresta, além de contribuir como treinamento para os atletas que vão para o Campeonato Brasileiro Estudantil e Universitário de Orientação em Olímpia (SP) no próximo final de semana”, disse a coordenadora, professora de Educação Física e campeã sul-americana Maria Cristina Fernandes.

Quartel do Boqueirão

Em Curitiba catorze crianças e adolescentes de diferentes bairros da cidade se encontram no Quartel do Boqueirão, duas vezes por semana, para participar de uma espécie de caça ao tesouro no bosque do local. É a corrida de orientação, esporte praticado na natureza e que, em Curitiba, está entre as modalidades oferecidas gratuitamente pelo programa Escola+Esporte=10, da Prefeitura de Curitiba.

“Apesar de ser um esporte pouco difundido no Brasil a Orientação é uma das modalidades mais antigas do mundo e o número de praticantes cresce a cada dia. A Smelj, através do departamento de esportes, busca estimular as crianças a participar e conhecer todo diferentes práticas esportivas, que é uma das diretrizes da administração municipal”, disse o Diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude Helton Stais.