Ir para o conteúdo
Cidadania

Curitiba terá caminhada do migrante e jornada notarial para público 60+ neste sábado

População migrante e pessoa idosa têm eventos especiais neste sábado. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH), está apoiando dois eventos abertos à comunidade e que acontecerão neste sábado (29/11), no Centro: a 2ª Caminhada do Migrante, para proporcionar acolhimento e visibilidade a quem chega na cidade, e a Jornada Notarial, que este ano oferecerá orientação e atendimento gratuito dirigido ao público 60+.  

A 2ª Caminhada do Migrante sairá às 10h da frente do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, e passará pelas ruas Conselheiro Laurindo, XV de Novembro e Marechal Deodoro. “É mais uma oportunidade de mostrarmos nossa solidariedade a quem chega em busca de melhores condições de vida e trazendo disposição para, com a diversidade cultural, contribuir para a nossa sociedade”, diz a secretária da SMDH, Amália Tortato.

Depois da atividade, até as 16h, os migrantes serão recebidos em um mutirão de serviços oferecidos na nova Agência do Migrante. Entre eles estão consultoria jurídica, organização documental e informações nas áreas de saúde, educação e cidadania. A promoção é da Defensoria Pública do Estado e da União e do Governo Estadual.

Jornada notarial

Às 10h de sábado também começa a 2ª Jornada Notarial em Curitiba, no saguão do Mercado Municipal, na entrada pela Avenida Sete de Setembro. A promoção é do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), que representa os Cartórios de Notas do Estado. Os interessados deverão comparecer ao local até as 17h.  A jornada acontece, simultaneamente, em todo o Brasil.

Este ano, o foco do evento são os documentos públicos que podem interessar mais de perto ao público 60+. A elaboração de testamentos, procurações e autorizações eletrônicas de doação de órgãos são alguns exemplos. O objetivo é dar segurança jurídica e autonomia às famílias que precisem de informações sobre esses serviços.