Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
No mapa do esporte

Curitiba sedia etapa do STU National 2025 e valoriza talentos locais com novas pistas de skate

Curitiba sedia etapa do STU National 2025 e valoriza talentos locais com novas pistas de skate. Foto: Júlio Detefon/STU

Curitiba será uma das sedes do STU National 2025, o principal campeonato de skate do Brasil. Inédita, a etapa curitibana do circuito será realizada de 25 e 27 de julho, no Complexo Esportivo Tarumã, e vai reunir os melhores atletas do País, com a participação de três skatistas da casa: Augusto Akio (Japinha), Luigi Cini e Guilherme Khury.

O evento reforça a posição de Curitiba como referência no esporte e vem ao encontro dos investimentos da Prefeitura na revitalização de pistas de skate e na ampliação dos espaços públicos voltados à juventude e ao esporte.

“Curitiba está no mapa do skate nacional, temos grandes atletas e estamos entregando equipamentos de qualidade para que novos talentos possam surgir. A vinda do STU é mais um reconhecimento da nossa política pública voltada ao esporte e à juventude”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

A realização do campeonato em Curitiba é fruto do diálogo entre a Prefeitura de Curitiba e os organizadores do circuito, com apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

As pistas da disputa

As pistas das disciplinas street e park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding, no Complexo Esportivo Tarumã, serão os palcos da competição. As pistas foram inauguradas em 2023 e projetadas em parceria das empresas Rio Ramp Design e Spot Skateparks.

A de street está sendo até remodelada, ganhando novo formato e obstáculos já para esta inédita etapa do STU National. Como espaço público, atende diariamente uma média de 35 alunos de skate e 17 crianças com autismo.

O STU National de Curitiba tem patrocínio master do Banco BV e conta com patrocínios da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, da Red Bull e da Heineken 00. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Skateboarding e tem apoio da Drop Dead, da ABPSK (Associação Brasileira de Paraskate) e da FSP (Federação de Skate do Paraná).

Prefeitura revitaliza pistas

A chegada do STU National ocorre em meio a um amplo programa de revitalização das pistas de skate da cidade. No último domingo (6/7), o prefeito Eduardo Pimentel entregou a nova pista de skate da Praça da Liberdade, no Bairro Alto.

Além dela, a Prefeitura de Curitiba entregou no mês passado a pista da Praça das Tendas, no Sítio Cercado. A pista virou um bowl (formato de piscina) com muitas bordas para os skatistas evoluírem. Antes dela, em abril, foi entregue a pista do Parque Caiuá, em frente ao Clube da Gente da CIC. Essa pista tem obstáculos de street, com escadas, caixote, corrimãos, rampas, transições e um minibowl.

Nos últimos dois anos, Curitiba se transformou em um paraíso de pistas públicas de skate. Para quem pratica o esporte das quatro rodinhas, nunca a cidade teve tantas opções de pistas atualizadas e com qualidade internacional.

Não é só a quantidade de pistas públicas de skate requalificadas pela Prefeitura, 15 desde 2023, mas a tecnologia usada nas pistas e os diferentes formatos que destacam Curitiba como uma das melhores cidades do país para a prática do esporte. 

A reforma das pistas é conduzida em parceria com skatistas profissionais e engenheiros especializados, garantindo qualidade técnica e segurança para os usuários.

As pistas requalificadas estão espalhadas por 12 bairros da cidade. Desde o Caiuá, na CIC, passando pelo Tatuquara, Sítio Cercado, Bacacheri, Santa Felicidade, Xaxim, Guaíra, até a tradicional pista do Redentor (Gaúcho), no São Francisco, há opções de bowl, miniramps, plaza, park e street com obstáculos para quem está iniciando até os profissionais.

O investimento no skate e em espaços de lazer reforça o compromisso de Curitiba com a inclusão social, a ocupação qualificada do espaço urbano e a promoção da saúde e do bem-estar.

“Investimos no esporte e na qualidade de vida. Essas pistas requalificadas pela Prefeitura vão gerar novos campeões neste esporte olímpico, são incentivo para crianças, jovens e adolescentes começarem no skate e deixaram de lado as telas de celulares, videogames e televisores”, disse o prefeito.

Curitiba tem tradição no skate desde a inauguração da primeira pista pública da cidade em 1978, no Jardim Ambiental. Esse espaço histórico também foi revitalizado recentemente pela Prefeitura, com projeto moderno em formato bowl, adequado ao padrão das grandes competições.