Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Destino Turístico Inteligente

Curitiba recebe mentoria internacional para criar hub de turismo inteligente

Curitiba recebe mentoria internacional para criar Hub de Turismo Inteligente com referência de Portugal. Foto: Divulgação

Curitiba deu mais um passo rumo ao futuro do turismo nesta quarta-feira (9/7), com a realização de uma mentoria conduzida por Roberto Antunes, diretor executivo do Nest – Centro de Inovação do Turismo de Portugal. A reunião, promovida pelo Sebrae/PR no Instituto Municipal de Turismo é uma peça-chave no plano da cidade de lançar o Hub Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente).

Antunes é um dos destaques do Eli Summit, evento que desembarca pela primeira vez no Paraná, nos dias 10 e 11 de julho, reunindo mais de 500 pessoas e representantes de 42 Ecossistemas Locais de Inovação (ELIs) em Curitiba. Antes de subir ao palco, o especialista português se reuniu com os gestores curitibanos.

“A mentoria com Antunes foi só o começo. O desafio agora é continuar mobilizando o ecossistema curitibano para construirmos juntos um turismo inteligente, conectado e com propósito”, revela Wellington de Medeiros, do Instituto Municipal de Turismo.

Um modelo que já deu certo

O Nest, dirigido por Antunes, é considerado o projeto-âncora do Turismo 4.0 em Portugal. A instituição atua como uma ponte entre setor público, universidades, startups e empresas, promovendo inovação real — focando experiência do turista, sustentabilidade e uso inteligente de dados.

A troca de experiências se concentrou em como o modelo português pode inspirar a criação do Hub Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente), uma proposta prevista no mapa estratégico da cidade e que prevê ambientes físicos e digitais para cocriação de soluções voltadas ao turismo.

Missão técnica que rendeu frutos

A parceria com o NEST foi costurada em fevereiro de 2025, durante a missão técnica Destino Portugal, promovida pelo Sebrae/PR e Fecomércio-PR. A sede da instituição em Lisboa foi um dos pontos de visita. Representando o Instituto Municipal de Turismo, Elaine Leal participou da missão.

Presenças

Também participaram do evento a superintendente do Instituto Municipal de Turismo,  Edle Tatiana Lessnau Neves; a coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae-PR e demais atores que compõem o Ecossistema Curitiba DTI.