Texto: Vanessa de Paula Brollo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Curitiba será palco, de 14 a 16 de agosto, de um encontro inédito no Brasil dedicado ao Canto Gregoriano e à Polifonia Sacra. O Cantate, primeiro evento realizado no país com esse nível de especialização técnica, vai reunir na Capela Santa Maria, especialistas, maestros, regentes, coralistas, pesquisadores e amantes da música sacra em três dias de formação, intercâmbio e apresentações. Entre os destaques da programação está a participação do professor Giedrius Gapsys, uma das maiores autoridades internacionais em paleografia musical e semiologia gregoriana.
As inscrições são gratuitas e estão abertas para músicos, estudantes, pesquisadores e interessados em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre essas tradições musicais. A programação inclui masterclasses, conferências, oficinas de interpretação, práticas de regência e canto, concerto de música sacra e celebrações litúrgicas.
A iniciativa é da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Curitiba Turismo, em parceria com o Instituto Bom Pastor (IBP), sociedade de vida apostólica de direito pontifício, fundada em 2006 pelo Papa Bento XVI, com sede na França e presença no Brasil. O encontro será realizado na Capela Santa Maria e foi concebido para aproximar Curitiba de importantes centros internacionais dedicados ao estudo, à preservação e à prática da música antiga e sacra.
O Cantate nasce com a proposta de preservar e difundir duas das mais importantes tradições musicais do Ocidente. Reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Canto Gregoriano é uma das bases da música litúrgica católica e uma das raízes da música erudita europeia. Já a Polifonia Sacra representa um dos momentos mais sofisticados da criação musical renascentista, com obras geralmente executadas à cappela, sem acompanhamento instrumental.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sérgio Bento, a realização do Cantate demonstra como a economia criativa pode aproximar Curitiba de grandes referências internacionais e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades de formação e circulação de conhecimento.
“Curitiba tem buscado ampliar cada vez mais as conexões entre cultura, conhecimento e desenvolvimento. O Cantate é um exemplo muito concreto disso. Ao trazer para a cidade especialistas de reconhecimento internacional, oferecemos uma experiência de formação de alto nível e colocamos Curitiba no mapa dos grandes encontros dedicados à música sacra. É uma programação que valoriza nossa cidade, movimenta a economia criativa e cria novas possibilidades de intercâmbio para músicos, estudantes e pesquisadores”, afirma o secretário.
"O Cantate vem somar-se fortemente a outras iniciativas já tradicionais como a Oficina de Música de Curitiba, a Semana de Canto Coral, entre outros eventos do calendário de música da cidade. É uma bela iniciativa, que fortalece ainda mais a cidade" comenta Marino Galvão Júnior, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.
O presidente do Comitê Gestor Intersetorial Curitiba Economia Criativa e Indústrias Culturais, Dimas Bueno, destaca que a iniciativa também reforça a estratégia de aproximar Curitiba de redes nacionais e internacionais de conhecimento.
“O Cantate mostra a força de uma cidade que sabe transformar conhecimento e cultura em conexão. Estamos reunindo em Curitiba profissionais que são referências em suas áreas e criando um ambiente de aprendizado, troca e novas possibilidades. A economia criativa também se constrói assim, aproximando pessoas, instituições e talentos para que o conhecimento circule e novos projetos possam nascer”, diz Bueno.
Referência internacional em Curitiba
Um dos grandes nomes da programação é o professor, pesquisador e regente lituano radicado em Paris, Giedrius Gapsys, reconhecido internacionalmente por seu trabalho em paleografia musical e semiologia gregoriana. Sua pesquisa se dedica à interpretação dos manuscritos musicais mais antigos da tradição ocidental, especialmente documentos dos séculos IX a XI, contribuindo para a compreensão de como os antigos sinais musicais, conhecidos como neumas, orientavam a execução das melodias.
Em Curitiba, ele conduzirá a Masterclass de Direção Gregoriana e uma série de conferências sobre a história e a modalidade do Canto Gregoriano, além de abordar a espiritualidade relacionada a essa tradição.
A programação também terá a participação do padre Pedro Gubitoso, diretamente de Paris, do maestro curitibano Francisco Wildt e do professor Edwin Lima, de São Paulo. Os convidados vão compartilhar conhecimentos e experiências em diferentes atividades, proporcionando aos participantes contato direto com especialistas de diferentes trajetórias e escolas.
Segundo o padre Thiago Gaspar da Silva Bonifácio, responsável pelo Apostolado do Instituto Bom Pastor, a proposta é criar um espaço de intercâmbio entre brasileiros e especialistas internacionais, fortalecendo Curitiba como referência na preservação e difusão da música sacra.
“O canto gregoriano atravessou séculos porque continua falando ao ser humano de maneira muito profunda. O Cantate nasce justamente com esse propósito de apresentar essa riqueza a um público cada vez maior, reunindo formação, conhecimento e experiência prática. Ter em Curitiba professores e pesquisadores de referência internacional é uma oportunidade extraordinária para quem já trabalha com música e também para quem está descobrindo agora esse universo”, afirma o padre.
Programação
1º Cantate, Encontro de Canto Gregoriano e Polifonia Sacra
14 de agosto, sexta-feira
16h - Boas-vindas e abertura do evento
16h30 - Masterclass de Direção Gregoriana, com Prof. Dr. Giedrius Gapsys
18h - Café
18h30 - Oficinas de interpretação
20h - Encerramento
15 de agosto, sábado
8h30 - Missa Cantada da Assunção de Nossa Senhora, Capela IBP
10h30 - Café
11h - Conferência “História do Canto Gregoriano I”, com Prof. Dr. Giedrius Gapsys
12h30 - Almoço
14h - Oficinas de interpretação
15h - Conferência “História do Canto Gregoriano II”, com Prof. Dr. Giedrius Gapsys
16h - Café
16h30 - Oficinas de interpretação
18h - Intervalo
19h - Pronunciamentos
19h15 - Concerto de Música Sacra com o Coro São Pio V e convidados
22h - Encerramento
16 de agosto, domingo
8h - Recepção
8h30 - Conferência “Modalidade Gregoriana”, com Prof. Dr. Giedrius Gapsys
9h30 - Oficinas de interpretação
10h30 - Café
11h - Conferência “A espiritualidade do Canto Gregoriano”, com padre Pedro Gubitoso, IBP
12h30 - Almoço
14h - Oficinas de interpretação
15h - Ensaio geral
16h - Encerramento
17h - Missa Cantada do XIII Domingo depois de Pentecostes, Capela IBP