Nesta sexta-feira (5/12), data em que se celebra o Dia Nacional da Acessibilidade, o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Swinka, entregou ao prefeito Eduardo Pimentel o Guia de Acessibilidade nos Atrativos Turísticos de Curitiba. A ferramenta, totalmente online, reúne informações detalhadas sobre as condições de acessibilidade de importantes espaços turísticos e culturais da cidade e já está disponível para download no site oficial do turismo de Curitiba.
O guia foi elaborado com o propósito de ampliar o acesso de pessoas com deficiência aos atrativos turísticos da capital, oferecendo informações claras e objetivas sobre rampas, pisos, banheiros acessíveis, sinalização tátil, recursos de comunicação e outros elementos que impactam diretamente a experiência de visitação. O material permite que moradores e turistas possam planejar seus passeios com mais segurança, autonomia e conforto.
A construção do guia foi resultado de um trabalho integrado entre o Instituto Municipal de Turismo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e representantes da academia e de empresas que integram o Grupo de Trabalho do Destino Turístico Inteligente (DTI). A parceria possibilitou um levantamento técnico consistente, alinhado às melhores práticas de inclusão e acessibilidade.
Nesta primeira versão, o guia contempla nove atrativos culturais de grande relevância para a cidade: Memorial Paranista, Museu Oscar Niemeyer, Cine Passeio, Memorial Árabe, Museu Paranaense, Paço da Liberdade, Museu de Arte Indígena, Museu do Holocausto e Memorial de Curitiba. A seleção oferece ao público um panorama diversificado das possibilidades de visitação acessível, reforçando a importância da democratização do acesso à cultura e ao turismo.
O prefeito Eduardo Pimentel destacou que a iniciativa cumpre compromissos do plano de governo e fortalece a imagem de Curitiba como referência em acessibilidade e inovação. “Neste Dia Nacional da Acessibilidade, recebemos com muito orgulho esse guia. Ele reúne, de forma clara e acessível, informações sobre as condições de visitação nos principais pontos turísticos da cidade. É uma ferramenta que mostra como Curitiba avança como capital inteligente, com tecnologia, informação e, principalmente, acessibilidade. Estamos consolidando uma cidade mais inclusiva e preparada para receber bem todas as pessoas”, destacou o prefeito.
Para Rodrigo Swinka, o lançamento simboliza um avanço importante na consolidação de Curitiba como um Destino Turístico Inteligente. “Esse guia reforça ainda mais o nosso compromisso com o DTI. Estamos avançando na construção de um turismo inteligente e inclusivo, e no ano que vem Curitiba deve receber o selo, sendo a primeira cidade da América Latina a conquistar essa certificação”, afirmou o presidente do IMT.
O Guia de Acessibilidade nos Atrativos Turísticos de Curitiba pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.
Também participaram da reunião Tatiana Neves, superintendente do IMT; Janaina Reatti, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico no IMT; Wellington Medeiros, coordenador de Destino Turístico Inteligente no IMT e Maíra Pedron, Produtos Turísticos no IMT.