Curitiba está entre os 40 municípios paranaenses que receberam ônibus acessíveis para promover atividades destinadas ao público 60+. Os veículos foram entregues nesta segunda-feira (24/11), no Palácio Iguaçu, no encerramento do II Encontro Estadual Cuida Mais Paraná, do governo estadual.
Ao lado do governador Carlos Massa Ratinho Junior, da secretária estadual da Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, Leandre dal Ponte, e do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, a secretária municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato, participou do evento. “É uma ferramenta importante para ajudar a acontecerem as políticas públicas para a pessoa idosa em andamento na gestão do prefeito Eduardo Pimentel”, disse.
A SMDH conta, em sua estrutura, com o Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa. O objetivo da equipe do setor é promover o envelhecimento com qualidade de vida a partir da articulação das políticas públicas em andamento nos diferentes órgãos da Prefeitura.
População crescente
Integrante da rede global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, Curitiba vem adotando estratégias para atender à crescente população com 60 anos ou mais. A cidade deverá chegar em 2030 com 1,9 milhão de habitantes, dos quais 20% (435,6 mil) terão a partir dessa idade.